Publicado em 11 de janeiro de 2022

VENDAS - Como escolher entre Facebook ou Instagram para vender mais?

11/01/2022
Brasil
Conta Azul

É muito provável que você conheça o Facebook e o Instagram, e até tenha um perfil pessoal nessas plataformas. Mas, e a sua empresa? Já tem perfil nessas redes sociais? Se você ainda não criou gratuitamente um perfil comercial para o seu negócio, saiba que pode estar perdendo oportunidades de faturar mais. . 

É fato que estamos todos on-line, então, porque não aproveitar esses ambientes para divulgar o que você comercializa?? A questão é decidir qual a melhor opção: Facebook ou Instagram?

Essas duas redes sociais oferecem diversas facilidades para você vender, porém, é necessário utilizá-las com estratégia. Diferente do que muitos imaginam, não basta apenas fazer um post para vender seu produto, mas sim,  saber utilizar da melhor forma cada uma das funcionalidades disponíveis nessas plataformas.

Para que a venda aconteça, é preciso adotar boas práticas aliadas a estratégias de marketing digital.  Então, se você quer saber qual das duas redes sociais é mais indicada para vender seus produtos, continue a leitura! Nos seguintes tópicos você vai descobrir as respostas para as suas principais dúvidas sobre o assunto! Vamos lá?

Facebook ou Instagram: qual é a melhor plataforma para vendas?

Quando o assunto é ganhar dinheiro nas redes sociais, tanto o Facebook quanto o Instagram são ótimas ferramentas para isso. Isso porque um estudo do ComScore revelou que as pessoas passam 65 horas por mês nas redes sociais.

Portanto, se o seu negócio ainda não está presente nessas plataformas, você está perdendo uma grande oportunidade de vender mais, já que o seu potencial cliente com certeza está presente em pelo menos uma delas.

Se tratando do Facebook, ele acaba sendo útil em comunicados, parcerias, compartilhamento de link e vídeos. Isso se dá pelo seu estilo voltado para publicações em formato de texto.

Já o Instagram, por ser uma rede de imagens, é ideal para conquistar a empatia de seu público através de bastidores. Ele disponibiliza a oportunidade de aplicar as técnicas de storytelling, ou seja, contar histórias usando estratégias que transmitam a mensagem de forma inesquecível, e assim,  humanizar a marca.

Resumindo, as duas redes sociais podem trazer benefícios para o seu negócio. Por isso, é preciso avaliar qual é o seu objetivo, público alvo e cliente ideal. E, a partir disso, traçar uma estratégia que funcione em cada plataforma, gerando mais alcance e conversão.

Por que anunciar nas redes sociais?

Com a chegada do final do ano e as datas comemorativas dessa época, como Black Friday, Natal e ano novo, as oportunidades para realizar promoções de vendas e turbinar os lucros do seu negócio ficam ainda maiores. Afinal, essa é uma estratégia já utilizada por grandes empresas e que pode ser adotada pelo seu negócio.

Existem diversas vantagens em vender pelas redes sociais, e não aproveitar a gama de recursos que elas oferecem é perder a chance de ganhar dinheiro e atingir o seu público alvo, independentemente do tamanho do seu negócio.

Dentre os principais benefícios em vender no Facebook ou Instagram, se destacam:

Agora que você sabe que as duas redes sociais são oportunidades únicas de vendas, chegou a hora de identificar qual é a ideal para o seu tipo de negócio. Então, papel e caneta na mão e vamos lá!

Vantagens do Facebook

O Facebook é uma rede social que possibilita a expansão de vários negócios por ser uma ferramenta prática, democrática, com vários espectadores e grandes chances de atingir pessoas que realmente queiram consumir sua marca. 

Além disso, com o Facebook é possível aplicar diversas estratégias por meio da divulgação de conteúdos de qualidade. Ele também conta com uma vantagem especial: é possível vender online sem possuir um site.

O gerenciador de comércio do Facebook é basicamente uma plataforma de e-commerce integrada à rede social. Com ele, é possível ter uma gestão de pedidos, estoque, criação de catálogos de produtos e relatórios de vendas — tudo dentro da própria plataforma.

Maior número de usuários

O Facebook conta com 130 milhões de usuários, liderando o ranking de preferência dos brasileiros. Esses números são fortes indícios de que o seu cliente ideal pode estar presente nessa rede, aumentando as chances de venda.

Marketplace

Com Facebook Marketplace, é possível comprar e vender sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo extra.

Tão fácil quanto acessar rede social, no Facebook Marketplace basta clicar no ícone localizado na barra principal do facebook, ao lado dos ícones de notificação, feed, grupos e vídeos. Em celulares iOS essa barra fica na área inferior, e em celulares Android, na barra superior.

 

Além disso, você pode conciliar as vendas no facebook com o melhor ERP do mercado e pronto, você terá um negócio completo.

Vantagens do Instagram

O Instagram também bateu recorde em relação aos seus usuários. Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo estão cadastradas na rede social.

Também é possível criar uma conta comercial, onde você poderá acessar as métricas das suas estratégias de marketing, sabendo exatamente o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

Além disso, se você está começando agora e não tem muito recurso para investir, é só aliar a conta do Instagram com um ERP que você terá todos os recursos necessários para vender mais e gerar receita recorrente para investir mais no seu negócio.

Maior alcance

O Facebook pode ser a rede social com mais usuários, mas o Instagram é certamente a rede que possui maior alcance. Dessa forma, é essencial traçar a estratégia certa para dividir o seu público de acordo com os objetivos do seu negócio.

Assim, é preciso considerar aspectos como gênero, localidade, faixa etária, preferências e interesses. Também é necessário adequar a imagem que a sua marca quer passar de acordo com o seu público para que ocorra uma comunicação efetiva.

Maior engajamento

O Instagram é de longe a rede social do engajamento. Por ser muito mais dinâmica e fácil, a interação acontece de forma intuitiva pelos usuários das redes.

Dessa forma, os influenciadores digitais estão presentes em maior número no Instagram, graças a sua dinamização. Por serem pessoas formadoras de opinião, contar com a ajuda deles para divulgação de seus produtos é uma ótima oportunidade para vender mais.

Mais ferramentas para criação de conteúdo

Outra vantagem do Instagram é a sua gama de ferramentas próprias. Por ser mais novo do que o Facebook e abranger um público mais jovem, ele conta com ferramentas que têm todo potencial para divulgar seus produtos, como: 

Através desses recursos é possível melhorar as experiências dentro da rede social, tanto para cliente quanto para empreendedor.

Loja

Esta função do Instagram permite que lojistas criem contas sociais para anunciar seus produtos e serviços e realizar a venda dentro da própria plataforma.

Assim, é possível acessar os itens à venda no Instagram a partir da opção "Loja", na aba Explorar. Lá são disponibilizadas fotos, links e preços das mercadorias.

Além das redes sociais, conte com a Conta Azul!

O seu negócio está pronto para conquistar espaço no meio digital? Para que a resposta seja sim, é preciso ter organização. 

Afinal, à medida que as suas vendas aumentam, é necessário ter controle de tudo o que acontece na empresa, e com o ERP da Conta Azul é possível. Com ele você pode:

 

Além da facilidade de conseguir fazer vendas sem precisar de maquininha de cartão, com o Receba Fácil Cartão (via link) e o Receba Fácil Pix Cobrança.


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