Utilitários Contábeis

VAREJO - 5 tendências de varejo para 2023, direto da maior feira mundial do setor


02/02/2023
Brasil
Administradores

Mais do que reunir profissionais de todo o mundo para experiências de networking, a Big Retail’s Show, ou NRF, é também a maior e principal agenda global que discute o futuro do varejo. É, sem dúvidas, uma oportunidade única para entender a movimentação do segmento e as oportunidades que podem ser aplicadas localmente, com foco em resultados para os negócios.

Junto a uma delegação de mais de 40 empresários, pude ouvir grandes nomes do setor em palestras especiais, além de conferir in loco, em empresas de referência, como as tendências do varejo podem ser aplicadas à prática do dia a dia.

E cinco delas estão cada vez mais claras para os profissionais, sendo vistas como cruciais para o crescimento dos negócios nos próximos anos. Estudá-las e incluir essas mudanças no dia a dia será fundamental. São elas:

1) Back to basics

Com a transformação digital e a automação, muitas iniciativas empresariais passaram a ser feitas com mais agilidade. Mas também vivenciamos um processo em que muitas coisas se tornaram complexas, permeadas por processos desnecessários. Simplificar a rotina e voltar para o básico é fundamental; fazer o básico nunca saiu de moda, incluindo no varejo.

Quantas vezes você já entrou em uma loja e foi atendido com a certeza de que o profissional está seguindo um script? As mesmas perguntas, o mesmo modo de tratamento e nenhum olhar mais apurado para entender o que você realmente precisa. Empresas são feitas de pessoas, clientes são pessoas.

Muitas vezes, voltar a fazer o básico é o que vai garantir uma experiência agregadora ao consumidor e mais resultados assertivos ao negócio.

2) Policrises

Segundo especialistas que estiveram no palco da NRF 2023, até 2025 devem ocorrer diversos eventos regionalizados que vão impactar o varejo. É o que chamamos de policrises, ou seja: crises múltiplas e em diversos aspectos que tornarão a consolidação e o crescimento dos negócios desafiadores. Crises econômicas em países subdesenvolvidos podem se ampliar, além do cenário de governos populistas em países liberais e crises climáticas que podem causar catástrofes naturais.

Tudo isso precisa estar no radar do empreendedor, especialmente em empresas que desejam internacionalizar seus negócios. Importação, exportação e mudança de conjuntura política e econômica em outras regiões precisam ser analisadas para que os passos dados para o crescimento da empresa sejam realmente confiáveis.

3) Serviços personalizados ao cliente

Clientes mais exigentes não são novidade. A pandemia potencializou o sentimento de exclusividade do consumidor e esse é um ponto essencial a ser observado. Conhecer melhor o consumidor para oferecer a ele não apenas um produto, mas uma solução, é um caminho que precisa ser trilhado pelo varejo.

4) Cliente no centro

Além da personalização, colocar o cliente no centro significa criar uma jornada mais ampla e exclusiva, priorizando o cliente. É criar portfólio e formato de atendimento que sejam focados não no que a empresa como um organismo vivo deseja, mas no que o consumidor busca. A empresa precisa se adaptar ao consumidor, porque o contrário jamais acontecerá.

5) Coleta e análise de dados

Em um cenário de instabilidade e mudanças rápidas, a tomada de decisões precisa ser assertiva. E nada como dados consolidados e confiáveis para isso. Nesse aspecto, a tecnologia será crucial, trazendo ao empreendedor insights sobre a movimentação da empresa, as preferências de consumo, impactos sazonais e diversos outros fatores que tornam o varejo tão dinâmico e, ao mesmo tempo, um ambiente de tantas oportunidades.

* Thiago Raitez é sócio-diretor da Father Internacional.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato