Utilitários Contábeis

VAREJO - 3 tecnologias que podem mudar o varejo em 2022


15/10/2021
Brasil
Revista PEGN

O ano que vem pode representar um período de retomada para muitos varejistas. Com o pós-pandemia cada vez mais próximo da realidade, donos de negócio buscam alternativas para aumentar sua produtividade e diminuir os gastos.

Para isso, a especialista Laura Kennedy, analista de consumo da CB Insights, compartilhou com a Inc. algumas tecnologias que podem mudar a vida dos varejistas no ano que vem.

Na sua visão, a automação poderá trazer mais eficiência aos funcionários, melhorando as margens dos empreendedores. De acordo com Kennedy, ao contrário de substituir os seres humanos, a tecnologia tem como objetivo ajudar as pessoas a trabalharem melhor. "Não é eliminar, é complementar", disse em entrevista.

A seguir, confira três tecnologias que vão bombar no ano que vem, segundo Kennedy.

Preços móveis
Para a especialista, tecnologias que otimizem preços, com base em variantes como estoque e promoções serão uma tendência. Rótulos eletrônicos, que vão se adaptando de acordo com esses fatores, poderão ser cada vez mais encontrados em supermercados, por exemplo. Além disso, algoritmos de preços personalizados com base no histórico de cada cliente, que apresentem promoções e descontos de maneira customizada para compradores, poderão ser cada vez mais procurados por varejistas.

Compra direta
Outra tecnologia que desponta no setor é a chamada "headless tool", ou ferramenta sem cabeça, em tradução livre. Mas o que isso significa? O recurso se refere à arquitura de software que distancia o que o consumidor vê de funções como processamento de pagamento. Um exemplo é a tecnologia usada por Facebook, TikTok e Instagram, redes nas quais é possível comprar diretamente dentro do aplicativo, sem que o usuário saia da plataforma. "Qualquer forma de melhorar o encontro do cliente com o seu produto tornará a compra mais fácil", afirmou Kennedy.

Caixa inteligente
Outra tecnologia para centros de compras é a de caixas inteligentes. Já usada por algumas redes nos Estados Unidos, a novidade permite que compradores possam fazer suas compras sem que precisem passar suas compras por leitores de códigos de barras. Na Kroger, o próprio carrinho já conta com uma câmera inteligente embarcada capaz de fazer essa leitura e contabilizar o total das compras, que deverá ser paga em um caixa automático na saída.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato