Publicado em 26 de novembro de 2019

TECNOLOGIA - Seu negócio está pronto para a Inteligência Artificial?

Já parou para pensar sobre a importância da Inteligência Artificial para a sobrevivência do seu negócio? Para três em cada quatro executivos de alto escalão, não escalar a inteligência artificial (IA) nos próximos cinco anos significa correr o risco de fechar completamente os negócios. É o que indica o um estudo da Accenture conduzido com 1.500 executivos de executivos de empresas de 16 setores em 12 países, incluindo 115 empresas brasileiras.

Em busca de determinar até que ponto a Inteligência Artificial auxilia a estratégia de negócios, e impacta nos resultados financeiros, o estudo também verificou que 84% dos executivos de alto escalão acreditam que precisam alavancar a inteligência artificial (IA) para alcançar seus objetivos de crescimento. Para eles, a IA é um facilitador de suas prioridades estratégicas.

A maioria também acredita que alcançar um retorno positivo dos investimentos em IA requer expansão em toda a organização. No entanto, 76% reconhecem que lutam quando se trata de escalá-lo nos negócios.

Dados também refletem o cenário brasileiro

Imagem

Como ter sucesso no dimensionamento

A pesquisa revelou três fatores críticos de sucesso para a implementação de IA nas empresas:

  1. Impulsione a IA "intencional"

As empresas líderes em implementação de IA pilotam e escalam com sucesso mais iniciativas do que seus concorrentes - a uma taxa de quase 2:1 - e estabelecem prazos mais longos. Elas são 65% mais propensas a relatar um cronograma de um a dois anos para passar do piloto para a escala. E apesar de alcançarem mais resultados, essas empresas gastam menos.

Quando agrupamos as empresas pesquisadas por tamanho, não encontramos diferenças significativas na escala da taxa de sucesso ou no retorno dos investimentos em IA. Portanto, tamanho não é um fator. Trata-se de instalar os recursos e a mentalidade corretos de IA na organização.

  1. Afaste o ruído de dados

Noventa por cento dos dados no mundo foram criados nos últimos 10 anos. Cento e setenta e cinco zettabytes de dados serão criados até 2025. No entanto, após anos de coleta, armazenamento, análise e reconfiguração de informações, a maioria das organizações enfrenta o desafio de gerir esse grande volume de dados.

Empresas líderes em implementação de IA eliminam "o barulho" dos dados. Elas reconhecem a importância dos dados críticos para os negócios, identificando dados prioritários. Essas empresas são mais hábeis em estruturar e gerenciar dados, mantendo um conjunto de dados maior e mais preciso e integrando conjuntos de dados internos e externos como uma prática padrão.

Além disso, elas usam as ferramentas de IA certas - recursos como lagos de dados baseados em nuvem, bancadas de engenharia de dados / ciência de dados e pesquisa de dados e análises - para gerenciar os dados. São empresas que entendem a importância do uso de conjuntos de dados diversificados para apoiar suas ações

  1. Trate a IA como um esporte de equipe

O escalamento de IA exige a incorporação de equipes multidisciplinares em toda a organização - equipes com apoio da liderança, garantindo o alinhamento com a visão estratégica da empresa. Para empresas líderes em implementação de IA, essas equipes geralmente são lideradas pelo gestor de inteligência artificial, dados ou analytics. São compostas por cientistas e modeladores de dados; engenheiros de machine learning, dados e IA, dentre outros especialistas.

Fonte: Administradores


Receba nossa newsletter Fique sempre bem informado com a nossa newsletter!

Cadastre-se