Publicado em 28 de maio de 2021

RECORRÊNCIA - Como os relatórios para empresas com receitas recorrentes da Conta Azul ajudam no controle?

28/05/2021
Brasil
Conta Azul

Relatórios para empresas com receitas recorrentes não são meras peças decorativas para serem apresentadas em reuniões intermináveis. 

Quando bem estruturados, eles funcionam como fonte de informação fundamental em negócios que operam com pagamentos de mensalidades, planos ou assinaturas.

Ainda assim, há quem subestime o seu valor por não entender o papel que esse tipo de documento deve desempenhar na gestão de um negócio.

Não tem a visão dos números da sua empresa, nem sabe se ela está indo bem? Calma que tem solução.

A sua oportunidade está aqui, neste conteúdo em que vamos comentar em detalhes de que forma os documentos podem gerar valor e como fazer bom uso deles com o ERP Conta Azul. 

Se você precisa de uma ferramenta para ajudá-lo com relatórios para empresas com receitas recorrentes, acompanhe o texto até o final.

Qual é o impacto dos relatórios para empresas com receitas recorrentes nas questões gerenciais?

Escolas, plataformas de streaming e empresas SaaS (Software as a Service) podem não ter muita coisa em comum, aparentemente.

Por outro lado, todos eles operam no modelo de receitas recorrentes, o que significa que faturam conforme seus clientes pagam periodicamente pela prestação de serviços.

Para esses e outros tipos de negócio, os relatórios gerenciais são a base sobre a qual seus gestores sustentarão suas decisões.

Digamos, por exemplo, que em um certo mês, houve uma evasão de clientes acima do esperado. O que fazer, então, para recuperar as receitas que deixarão de entrar? 

É para responder a dúvidas com essa que servem os relatórios. 

Eles usam como “matéria-prima” dados contábeis, financeiros e operacionais que, uma vez cruzados e organizados, trazem revelações sobre o desempenho, ajudando assim a gerar insights.

Exemplos de relatórios oferecidos pela Conta Azul para empresas com receitas recorrentes

A Conta Azul sabe que empresas com receitas recorrentes têm necessidades bastante específicas. 

Uma delas é a demanda por relatórios que permitam entender as razões por trás da evasão de clientes ou que sustentem decisões visando eventuais expansões na base de assinantes.

Para isso, o ERP é equipado com a funcionalidade de geração de relatórios, pela qual sua empresa ganha a capacidade de antecipar tendências ou detectar possíveis pontos fracos em suas operações.

Por outro lado, relatórios são como diagnósticos médicos, cada um apontando para um tipo de problema e, sendo assim, para soluções específicas.

Dessa forma, o ERP Conta Azul dispõe de relatórios agrupados por tipo de atividade ou processo. 

Conheça os principais deles a seguir.

Relatório de fluxo de caixa diário ou mensal

Uma análise de recebimentos não seria viável sem o controle do fluxo de caixa. 

Afinal, é por esse instrumento que uma empresa conhece em detalhes a natureza de todas as entradas e saídas de receitas.

No ERP Conta Azul, você pode gerar relatórios de fluxo de caixa em períodos diários ou uma vez por mês. 

Ao optar pelos reports diários, seu negócio ganha visão em tempo real de suas atividades e o que é melhor, à prova de falha humana, tão comum nesse tipo de controle.

Já a funcionalidade de relatórios mensais é ideal para manter o controle sobre a empresa. 

Ela permite conhecer o prazo médio de recebimentos e, com isso, estabelecer medidas de cobrança e, de quebra, evitar a inadimplência.

Relatório de clientes, visão de propostas e vendas

Já os relatórios de clientes são ideais para mapear aqueles que apresentam tickets médios maiores.

Também ajudam na identificação de oportunidades de negócio e para estreitar o relacionamento - aproveitando, por exemplo, uma data de aniversário.

O ERP Conta Azul também tem a funcionalidade que permite gerir propostas comerciais, auxiliando na sua criação e posterior envio, seja virtual ou em versão impressa.

Já os relatórios de vendas são uma mão na roda porque geram informações sempre atualizadas das vendas separadas por cliente. 

Isso ajuda a entender melhor o mercado e, em consequência, a melhorar a performance da equipe de vendas.

Relatório de despesas da empresa

Os relatórios contábeis são fundamentais para identificar os “ralos” por onde o dinheiro da empresa escoa. 

Contudo, eles não são a única fonte de informação.

A Conta Azul conta com uma funcionalidade que gera relatórios de despesas por centro de custos, ajudando assim a ampliar a visão sobre sua matriz de gastos.

Relatório de giro de estoque e insumos

A gestão de estoque é uma arte, e, como tal, o segredo está no equilíbrio. 

Estoque cheio demais significa prejuízo com insumos e produtos deteriorados, enquanto um estoque vazio deixa a empresa desprotegida para produzir, vender e prestar serviços.

Para evitar esse problema, a Conta Azul ajuda você a garantir o volume certo no estoque.

Aproveite e faça o download da planilha de controle de estoque e tenha mais uma ferramenta de apoio.

Relatório de produtos mais vendidos

Um report de vendas não será completo se nele a empresa não tomar conhecimento dos seus itens mais vendidos.

Com essa funcionalidade, você se habilita a responder uma pergunta cuja resposta vale ouro “o que o seu cliente quer comprar”?

Relatórios de serviços ou vendas por cliente

Na Conta Azul, você também conta com relatórios de serviços para conhecer quais são os mais procurados pelos seus clientes. 

Ele é indicado para empresas que prestam múltiplos serviços e que precisam de dados estruturados para apoiar a tomada de decisão.

Relatórios de custos e pagamentos

O mesmo vale para os relatórios para análise de custos e pagamentos. 

Eles complementam os dados do DRE gerencial, fornecendo um panorama abrangente sobre seus custos, provendo informação para decidir com maior acerto.

Relatórios de comissões

Por ser um tipo de custo que varia na mesma proporção das vendas, as comissões precisam ser controladas com rigor para assegurar a justa remuneração aos vendedores.

O ERP Conta Azul ajuda a manter o controle sobre essa fonte de despesas, permitindo o cadastro de vendedores e o percentual a ser recebido como comissão por vendas. 

É possível fazer isso configurando o software para cálculo automático de todas as vendas ou de forma avulsa. 

Nesse caso, a comissão será calculada por venda, devendo para isso informar o cliente e a natureza da operação, como descrito em nosso FAQ.

Os relatórios para empresas com receitas recorrentes são um poderoso aliado para tomar decisões que vão ajudar seu negócio a prosperar. 

 

 

 

 

 

 


Receba nossa newsletter Fique sempre bem informado com a nossa newsletter!

Cadastre-se