Publicado em 30 de dezembro de 2021

PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA: o que é e quais são os benefícios para empresas e empregados

30/12/2021
Brasil
Contábeis

Todas as empresas com mais de 20 funcionários devem ter a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). 

A CIPA está prevista no artigo 163 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e foi criada para prevenir acidentes e doenças causadas pelo trabalho. É uma instituição dentro das empresas que pode ser composta tanto por empregados como por empregadores.

Acidentes de trabalho

Segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), no Brasil, uma pessoa morre a cada 3 horas e 40 minutos devido a um acidente de trabalho. Em relação aos afastamentos causados por doenças laborais, dados da Previdência Social mostram que, em 2018, foram mais de 200 mil benefícios concedidos.

Nesse contexto, as empresas buscam formas de garantir a segurança do trabalhador. A CIPA é responsável por observar quais são os riscos iminentes e promover formas de prevenção.

Além disso, é a comissão responsável por desenvolver diversos eventos que auxiliam na promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

CIPA

Para atuar, a CIPA tem uma estrutura de funcionamento e as atribuições que devem ser seguidas. O principal ponto da comissão é a realização de uma série de reuniões para a organização das ações a serem desenvolvidas.

As principais atribuições são:

Além disso, a CIPA deve atuar para a realização de promoção da saúde, de uma forma geral.

Benefícios

Alguns pontos são importantes para que a empresa consiga crescer. Entre os principais, estão:

Treinamento

Contar com uma comissão é uma forma de direcionar os treinamentos a serem executados. Em algumas funções, é essencial que haja uma constante atualização para evitar acidentes.

Os relatórios que a CIPA apresenta oferecem dados importantes para que se possa realizar treinamentos para capacitar os funcionários e diminuir os riscos de acidente.

Melhores condições de trabalho

Todo o cuidado que é realizado pela CIPA permite que as condições de trabalho sejam melhores. Além de um ambiente mais seguro, também é possível ser mais produtivo, sem a preocupação com os pontos frágeis do sistema.

Já em relação aos acidentes de trabalho, como é realizado um acompanhamento contínuo, pode-se encontrar os erros e corrigir as falhas. Esse feedback constante faz com que os colaboradores se sintam mais seguros.

Redução de custos

Os acidentes de trabalho envolvem gastos elevados para a empresa. Por isso, contar com uma CIPA atuante leva a uma economia importante.

 

A atuação tanto na prevenção como na observação de riscos permite um direcionamento dos gastos. Essa ação favorece, também, que a aplicação dos recursos seja feita de forma mais inteligente.


Receba nossa newsletter Fique sempre bem informado com a nossa newsletter!

Cadastre-se