Utilitários Contábeis

NEGÓCIOS - Entenda como a relação com fornecedores pode ser vital para o seu negócio


30/05/2019
Brasil
Fecomercio SP

A estratégia comercial de pequenas e médias empresas costuma ser direcionada ao aumento das vendas e à relação com os consumidores. Contudo, para que essas ações funcionem, é importante dar um passo para trás para avaliar que o sucesso de uma política de vendas começa no recebimento das mercadorias. É nesse ponto que se percebe a relevância da gestão de fornecedores para o bom andamento dos negócios.

O fornecedor, em geral, exerce significativo impacto na oferta de produtos de uma loja e na formulação dos preços ao consumidor. Desse modo, pontualidade nas entregas e abertura à negociação de pagamentos são critérios que as empresas não podem menosprezar ao contratar os serviços de um fornecedor.

Consultores em gestão empresarial comentam que estreitar a relação da empresa com o fornecedor é o caminho para tirar benefícios dessa relação. Grande parte disso se deve, no entanto, ao volume de vendas do estabelecimento, o que acaba sendo um obstáculo às empresas de pequeno porte.

“Mesmo com um volume pequeno de vendas, ainda assim dá para melhorar essa atividade. O empreendedor tem de encontrar alguém que se torne seu contato no fornecedor, passar a programação das compras e fechar pacotes de seis meses a um ano. Isso gera volume, o que é interessante para o fornecedor, e garante ao comércio que não falte produto durante um período”, explica o sócio-diretor da consultoria Blue Numbers, Márcio Iavelberg.

Como a relação com as redes de abastecimento depende muito do volume de vendas, é comum que pequenas empresas tenham dificuldade em negociar preços e pagamentos. Em alguns casos, pode se ver até mesmo em uma situação adversa para receber mercadorias. “Por isso, é sempre importante ter mais do que um fornecedor. Se ele vender tudo para outro cliente, a empresa fica sem produto”, salienta Iavelberg.

De acordo com o sócio-fundador da Binati Consultoria Empresarial, Elcio Elter, a relação com os fornecedores tende a ter uma melhoria gradual, de modo que empresas nascentes, ainda construindo credibilidade no mercado, lidam com negociações mais rígidas. Após essa fase, é hora de os empreendedores buscarem alternativas mais apropriadas a seus negócios.

“A empresa que está começando costuma se apegar ao fornecedor que aparece, mas dificilmente se trata daquele que vai perpetuar o negócio. Então, é importante buscar opções mais adequadas ao perfil do estabelecimento no que diz respeito a prazos, entregas, preços e volume de mercadorias”, recomenda Elter.

Nesse sentido, a assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) ressalta que, para elencar os melhores fornecedores, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, com atenção à concorrência e às oportunidades de receber produtos inovadores. Ademais, o empreendedor não pode esquecer que o fornecedor precisa ser tratado como um parceiro e que essa relação é vital para evitar déficits no fluxo de caixa, planejar estoques, formar preços e fidelizar clientes.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato