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METAS - Como começar um negócio? 5 passos para tirar sua ideia do papel em 2022


12/01/2022
Brasil
Infomoney
 

SÃO PAULO – É comum escrever objetivos em finanças, relacionamentos ou saúde a cada virada de ano. Para algumas pessoas, porém, a grande meta para 2022 é começar um negócio. Esses futuros empreendedores e empreendedoras acreditam que o melhor momento para abrir uma empresa era ontem, e o segundo melhor momento é hoje.

Quando se vê as grandes empresas que hoje estão no topo, é difícil lembrar que todas elas um dia começaram do zero – e que elas tomaram algumas atitudes fundamentais no seu início. No vídeo acima o Do Zero ao Topo — marca de empreendedorismo do InfoMoney — elenca os cinco passos fundamentais para começar qualquer tipo de empreendimento, dos mais tradicionais aos mais inovadores. Confira os três primeiros passos no texto abaixo.

1 — Monte um plano de negócios

O primeiro passo para começar seu empreendimento é montar um plano de negócios. Esse plano nada mais é do que um roteiro com tudo que sua empresa precisa saber, ser ou ter antes de abrir as portas. Existem diversas formas de montar um plano de negócios. Uma forma mais visual e resumida do plano de negócios é o Business Model Canvas (“quadro de modelo de negócios”).

O Canvas está disponível no livro Business Model Generation, de Alexander Osterwalder. Também pode ser visto no vídeo que está no começo deste texto, tomando como exemplo o aplicativo 99.

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Ao todo, nove campos devem ser preenchidos no Business Model Canvas. Da direita para a esquerda, o primeiro campo é segmentos de mercado. Ou seja, os tipos de clientes mais importantes para o seu negócio.

Já em relações com clientes, é preciso escrever como o negócio quer abordar os consumidores e qual a experiência de atendimento que eles devem esperar. Esse contato pode ser mais pessoal, como conversas com vendedores, ou mais automatizado, como o preenchimento de um formulário.

Em canais, coloque os meios para que esse atendimento aconteça. Os pontos de contato podem ser um site próprio, perfis em redes sociais ou exposição em lojas próprias ou multimarcas.

Em proposta de valor, você deve escrever qual problema você quer resolver. Depois, vai passar para o “como” pode resolver esse problema. Nas atividades chave, preencha exatamente como seu produto ou serviço funciona.

Nos recursos chave, escreva tudo de que precisa para entregar a proposta de valor e as atividades chave. Esses recursos podem ser físicos, como um equipamento ou uma loja; intelectuais, como uma patente ou uma marca; humanos, como as pessoas que vão trabalhar na empresa; e financeiros, como o investimento inicial e alguma linha de crédito. Nas parcerias chave, listam-se os fornecedores e parceiros que viabilizam o negócio.

Os dois últimos campos do Business Model Canvas falam sobre dinheiro. Em fontes de renda, deve-se escrever de qual forma a empresa vai ganhar dinheiro e quanto ela vai cobrar por cada produto ou serviço. Por fim, na estrutura de custos, você deve colocar seus custos fixos e variáveis. Alguns exemplos deles são aluguel, contas de água e luz, pagamento dos funcionários e o seu próprio salário (pró-labore).

2 — Seja apaixonado pelo problema, não pelo produto

Tem empreendedor que se apaixona pelo seu produto como se fosse o próprio filho. Porém, você não deve colocar seu produto como prioridade, e sim o problema que você vai solucionar. Os consumidores comprarão do seu negócio porque você resolve algo importante para a vida deles, não pelo tempo ou dinheiro que você gastou tendo e melhorando sua ideia.

O problema a ser solucionado pode ser uma situação que você mesmo percebe no dia a dia. Mas sempre pergunte para outras pessoas se elas se incomodam com essa mesma situação, e se pagariam para que ela fosse resolvida. Quanto mais pessoas você ouvir e mais profundas forem essas conversas, melhor.

Essa coleta de feedbacks com os clientes deve ser constante. Você deve sempre melhorar seu produto, ou construir produtos novos, para atender as dores apontadas pelos seus consumidores. É assim que pequenas empresas se tornam grandes. Um grande gestor que fez uso dessa estratégia foi Abilio Diniz, quando estava no grupo varejista Pão de Açúcar. Confira a entrevista completa:

3 — Teste rápido, erre rápido, mude rápido

Você já aprendeu que sua empresa deve sempre pensar no que o cliente quer. Mas como fazer isso na prática? Quem gosta de startups provavelmente tem o testar, errar e mudar rápido como uma filosofia de vida.

Essa metodologia foi descrita com profundidade no livro A Startup Enxuta, de Eric Ries. Em resumo, as perdas de tempo e dinheiro são grandes quando os empreendedores e gestores investem muitos recursos para criar uma empresa ou um projeto — apenas para descobrir muito depois que empreitada não teve a aprovação dos consumidores. Ries propõe criar uma primeira versão do seu produto com a menor quantidade de recursos possível.


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