Utilitários Contábeis

Marketing de recompensa: uma estratégia essencial para a fidelização de clientes


13/07/2022
Brasil
Contábeis

Na busca por estratégias que possam aproximar as relações das empresas com seus clientes, largam na frente as companhias que desenvolvem projetos que não só valorizam o seu cliente, mas também estimulam o estreitamento e a fidelização do mesmo com os seus produtos.

Neste contexto, cresce a procura por soluções que aproximem o público das marcas em todas as áreas de mercado. E quem tem brilhado na solução deste objetivo é o chamado marketing de engajamento baseado em recompensas instantâneas, em que as empresas oferecem benefícios aos seus clientes para estimular a compra de produtos ou simplesmente por usar os serviços.

Sabemos que o ser humano é movido por um impulso interior na busca por um objetivo. E o que muitas empresas ainda não conseguiram definir é qual a melhor forma de promover o engajamento, ou seja, entusiasmar o consumidor a se relacionar mais estreitamente com a marca.

Segundo uma pesquisa conduzida pela SmarterHQ, 90% dos consumidores revelaram estar dispostos a oferecer seus dados de comportamento, desde que as empresas forneçam em troca benefícios adicionais que melhorem a experiência de compra. 

A partir disso, surge a motivação da estratégia em marketing de engajamento. Visando engajar clientes de uma forma mais dinâmica, esse método pretende  alcançar a excelência na maneira de fidelizar a clientela já existente ou até mesmo acrescentar números à essa estatística, impulsionando por meio do diferencial e pelo desejo de continuar, aproveitando cada vez mais os benefícios disponíveis.

E possibilitando à empresa oferecer uma relação personalizada para a sua clientela, o ecossistema de engajamento baseado em recompensas instantâneas, busca incentivar a valorização da experiência da compra por parte dos clientes, transformando-os em agentes recorrentes e seduzindo os consumidores.

Em via de regra, é possível dizer ainda que esta é uma estratégia de relativo baixo custo operacional para as marcas e com uma taxa de aceitação expressivamente alta. Tais fatores são importantes para salientar como esse processo de recompensas pode ser atribuído de forma efetiva em empresas de qualquer porte ou setor de mercado.

Vale ressaltar ainda que, apesar de relativamente simples, essa estratégia pode garantir melhores resultados, caso seja feita de maneira bem assessorada e planejada. Isso porque tais elementos compõem um bom projeto de recompensas instantâneas, permitindo que soluções operem direcionadas para objetivos pré-estabelecidos, atuando de forma assertiva para cada tipo de grupo de clientes.

Em alguns casos, ainda, um bom parceiro no momento de executar tal estratégia, garante melhores possibilidades de recompensa, passando a funcionar como um atrativo importante neste processo.

Todos esses benefícios fazem ainda com que esse modelo de aproximação com a audiência seja mais efetivo numa comparação direta com as outras estratégias já conhecidas e que possuem a mesma finalidade. Podemos citar um exemplo bastante utilizado como o programa de fidelização.

Apesar de efetivo, um dos maiores problemas nesta tática é a dificuldade para o cliente em reunir a quantidade de pontos necessária para fazer uma troca. Ou então, que essa estratégia acaba generalizando o perfil dos participantes, desconsiderando qual premiação poderia se adaptar à realidade dos consumidores de determinado produto. 

Outro fator que pesa a favor da estratégia é o contexto atual do mercado brasileiro, e também mundial, que sofreu mudanças impactantes recentes por conta da pandemia.

Impedidas de sair de casa e com a crescente no comércio on-line, por exemplo, o público passou a valorizar ainda mais as experiências e condições proporcionadas pelas empresas, fazendo com que esses elementos deixassem de ser apenas um diferencial oferecido pelas marcas, passando a ser uma exigência do público. 

Com a crise sanitária mais controlada e o público podendo “retomar” a vida pública, esse movimento deve viver um crescimento ainda mais robusto e saudável em todos os nichos nos próximos meses, porém, principalmente nos setores que acabaram mais prejudicados nesse período, como turismo e eventos.

Dessa forma, fica claro entender que com o mercado cada vez mais volumoso e acirrado, o público passa a ser mais criterioso na busca pelas melhores opções. Nesse contexto, o marketing de engajamento deixou de ser apenas um diferencial, se tornando um verdadeiro aliado na tentativa de aproximar o relacionamento entre as marcas e o público, fidelizando o consumo por parte deste grupo.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato