Publicado em 30 de junho de 2021

IR 2021 - IR: Como saber em qual lote vou receber a minha restituição?

30/06/2021
Brasil
Jornal Contábil

O calendário da restituição do imposto de renda já foi liberado pela Receita Federal. Ele possui as datas de pagamento de cinco lotes, inclusive a liberação da segunda leva se aproxima.

No entanto, muitos contribuintes ainda possuem dúvidas relacionadas com a possibilidade de saber em qual lote irá receber a restituição. 

Então, se esta também é a sua dúvida e você quer saber se existe uma forma antecipada de saber quando você irá receber, continue conosco. Aproveite ainda para verificar quando será o pagamento do segundo lote. 

Quando vou receber?

A Receita Federal não divulga uma lista específica de contribuintes que receberão a restituição em cada um dos lotes.

 

Mas não se preocupe! É possível conferir se o seu pagamento foi liberado uma semana antes de serem feitos os pagamentos. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal e verificar se a sua restituição foi liberada. 

Você pode ainda acompanhar o processamento da sua declaração através do portal e-CAC, onde é possível obter uma consulta completa da situação da sua declaração, através do extrato de processamento.

Caso identifique alguma pendência, é necessário fazer a retificação da declaração, para corrigir os dados e lembre-se que essa situação pode prejudicar o pagamento da sua restituição. 

Segundo lote

De acordo com o calendário, o segundo lote será pago no dia 30, mas a consulta já está disponível.

Então, para verificar se a restituição foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e seguir os seguintes passos:

Nesta etapa, o valor total de pagamentos será de RS 6 bilhões, sendo assim, 4.222.986 contribuintes fazem parte deste lote.

Diante disso, ficou definida a seguinte ordem de prioridade:

Pagamento 

Vale ressaltar que, neste lote, há restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2020. Assim, o pagamento da restituição é realizado diretamente e de forma automática na conta bancária que foi informada pelo contribuinte em sua declaração.

Mas, se por algum motivo o crédito não for realizado, os valores podem ser resgatados no Banco do Brasil no prazo de um ano. 

Para receber será necessário entrar em contato com o banco através de seus canais de atendimento. Depois desse prazo, o dinheiro retorna para a Receita Federal. A

ssim, o contribuinte deverá solicitar no portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

 

Próximas datas

Quem não receber neste lote, deve aguardar a liberação das próximas consultas.

Segundo a Receita Federal, os pagamentos estão previstos para as seguintes datas:

Por: Samara Arruda 

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana. 

 

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

 

 


Receba nossa newsletter Fique sempre bem informado com a nossa newsletter!

Cadastre-se