Publicado em 25 de junho de 2021

INFORMAÇÃO - Governo deve entregar nesta quinta projeto que muda regras do IR; entenda

25/06/2021
Brasil
Economia

Em entrevista ao Portal Jota , o presidente da Câmara dos Deputados , Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o governo entregará ainda hoje o projeto que muda as regras para o imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas e que trata da taxação dos dividendos, que é uma parte tratada na reforma tributária .

 

O presidente destacou que os temas infraconstitucionais da reforma não serão tratados em comissão especial e que serão definidos dois relatores para a proposta. Lira pode indicar os relatores nos próximos dias. Um será responsável pelo parecer da proposta a ser encaminhada pelo governo e outro vai apresentar relatório sobre a criação da CBS, que já está na Câmara. O texto institui a CBS, com alíquota de 12%, em substituição ao Programa de Integração Social (PIS) e à Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Lira informou ainda que a proposta que cria o chamado passaporte tributário, que está sendo analisado pelo Senado, deve chegar à Câmara nos próximos dias.

"Acredito que a CBS vai causar mais discussões, porque impacta a vida dos setores de maneira mais efetiva. Estamos com toda atenção para que a gente consiga fazer o que queremos há muito tempo que é simplificar, desburocratizar e diminuir esse emaranhado de resoluções e regulamentações de autarquias e órgãos de controle que avançam sobre as legislações”, afirmou.

“É preciso ali só que a gente equalize o delta, para que não penalizemos microempresas, pequenas empresas com relação a dividendos, mas sim aquela pejotização excessiva que todos nós sabemos que é injusta no Brasil. A pejotização paga menos imposto quem ganha mais dinheiro. Foi uma maneira suave de burlar ou de facilitar essa legislação", disse Lira.


Receba nossa newsletter Fique sempre bem informado com a nossa newsletter!

Cadastre-se