Utilitários Contábeis

INFORMAÇÃO - Débito recorrente: saiba o que é e quais as vantagens para empresas e clientes.


17/09/2021
Brasil
Conta Azul

Uma das grandes dificuldades dos negócios que cobram mensalidades dos seus clientes, envolvem a forma de pagamento. E é para resolver isso, que muitas empresas estão optando pelo débito recorrente.

Enquanto alguns estabelecimentos apenas aceitam pagamento em dinheiro ou cartão de crédito, aqueles que também possuem a opção de débito recorrente acabam se destacando perante à concorrência.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse tipo de pagamento e como ele pode ajudar a sua empresa a conquistar melhores resultados, confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você!

O que é débito recorrente?

De maneira simplificada, o débito recorrente é uma facilidade para que clientes consigam pagar mensalmente determinado serviço, como academias, escolas ou cursos. Dessa forma, é possível pagar a mensalidade todos os meses, sem comprometer  o limite do seu cartão de crédito. Assim, ele pode continuar realizando suas compras normalmente e ainda pagar a mensalidade.

Para compreender melhor como funciona, digamos que ao se matricular numa academia, é provável que o valor seja mais barato se você fechar planos trimestrais, semestrais ou anuais. Nesse cenário, você precisaria assinar o contrato para o período todo, ou seja, teria que se comprometer a pagar o valor de todas as parcelas. Por isso, muitas academias têm oferecido a opção de débito recorrente, pois garante o recebimento do valor, mas sem atrapalhar o cliente.

Se o valor do plano anual for R$2.400,00 a academia pode cobrar apenas R$200,00 por 12 meses. Assim, o valor ocupado do cartão será de apenas 200 reais e não o valor total. Além disso, um dos principais benefícios do débito recorrente é a fidelização dos clientes. Para a empresa, nada muda, só precisa ter um contrato com a operadora do cartão de crédito, que permita a operação de débito recorrente

Quais são as vantagens?

O débito recorrente apresenta vantagens tanto para o cliente quanto para o empreendedor, afinal de contas, numa relação de compra e venda, quando um dos lados se beneficia, o outro também consegue pontos positivos. Confira abaixo algumas vantagens:

Quais as vantagens para as empresas? 

Previsão de Faturamento

Para as empresas que trabalham com mensalidades, o débito recorrente auxilia muito na gestão financeira. Com essa forma de pagamento, o empresário consegue ter uma noção de quanto receberá em um determinado período.

Com essa visão concreta em mãos, é possível planejar melhor o fluxo de caixa e até se programar em relação a novas contratações e aquisição de novos produtos, por exemplo.

Controle de pagamentos

Se a sua empresa tem muitos clientes, a gestão de pagamentos pode ser um desafio. Com o débito recorrente, você tem  a oportunidade de integrar o sistema cadastral com a lista de pagamentos, o que facilita o monitoramento e visualização dos pagamentos.

Aumento no número de assinaturas

Para os clientes que precisam da possibilidade de realizar um pagamento em várias parcelas e sem gerar juros sobre isso, vão passar a enxergar na sua empresa com bons olhos.

Até porque, todos querem pagar menos (conforme costuma ser um plano anual, por exemplo), mas sem precisar comprometer toda sua renda do mês.

E para os clientes, quais pontos positivos?

Facilidade ao cliente

O pagamento através do débito recorrente é mais seguro e fácil para o cliente, que passa a ter a garantia que aquele pagamento será feito automaticamente, sem ter que se preocupar em lembrar de pagar mais uma conta.

Além disso, ele também não ocupa o limite do cartão de crédito, o que deixa o consumidor mais tranquilo para pagar outras compras.

Redução da inadimplência

Para o cliente, um dos principais pontos positivos está na redução da inadimplência. Isso porque, com o pagamento feito de maneira parcelada e automática através do débito, fica mais fácil de pagar as parcelas.

 

Qual a diferença entre débito e crédito recorrentes?

Em ambos os casos, o crédito e o débito recorrentes servem para que o pagamento seja feito de forma periódica, automática de um plano ou assinatura. No entanto, no caso do débito, todos os meses, na data estipulada, o valor é descontado da conta bancária do cliente.

Por exemplo, imagine que o valor anual da academia seja de R$1500,00. A cada mês, na data escolhida, será debitado R$125,00 da conta da pessoa, durante 12 meses. 

Já no crédito recorrente, a cobrança é feita através do cartão de crédito, mas sem utilizar o limite do cartão do cliente. Assim, todos os meses, o valor da parcela entra na fatura do cartão de crédito.

Essas são duas modalidades parecidas, e o que difere uma da outra, é que em um caso a mensalidade é cobrada diretamente da conta bancária, enquanto a outra, é cobrada na fatura do cartão de crédito.

 

Como gerenciar uma receita recorrente?

Para que você consiga gerenciar a receita recorrente que a sua empresa irá receber, é muito importante impor métricas para um acompanhamento adequado. Isso deve ser implementado desde nas operações financeiras como receitas, até em possíveis despesas que a sua empresa possa ter. 

Confira a lista de métricas que você pode utilizar com este intuito: 

  1. CAC = Custo de Aquisição por Cliente. Aqui, você vai compreender quanto de dinheiro você demanda para conquistar novos clientes. Assim, você poderá compreender melhor se é preciso continuar na mesma estratégia de vendas, ou então, mudar o que tem feito;

  2. Churn Rate = Taxa de Cancelamento. É muito importante que você fique atento ao percentual da taxa de cancelamento dos seus clientes. Dessa forma você consegue tomar providências para mudar aspectos que estão afastando o público da sua empresa;

  3. Customer Lifetime = Tempo de vida do cliente. Você sabe qual é o período médio que os seus clientes ficam vinculados ao seu negócio? A resposta dessa pergunta pode auxiliar a definir o grau de satisfação do consumidor e quais estratégias você pode tomar para melhorar esse panorama.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato