Publicado em 25 de março de 2021

IMPOSTO - Empresas do Simples Nacional terão prazo maior para pagar impostos; confira calendário

25/03/2021
Brasil
Diário do Nordeste

O Conselho Gestor do Simples Nacional (CGSN), após solicitação do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, aprovou, nesta quarta (24), a prorrogação dos vencimentos de impostos para empresas do Simples Nacional. A informação foi obtida em primeira mão pela Coluna.

O formato do Simples abrange os seguintes tributos: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL); PIS/Pasep; Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Imposto sobre Produto Industrializado (IPI); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto sobre Serviços (ISS); e a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP). Todos tiveram seus vencimentos prorrogados.

COMO FICA O CALENDÁRIO DO SIMPLES NACIONAL

Conforme o ofício enviado pelo Comsefaz ao Comitê Gestor do Simples Nacional, a prorrogação dos prazos não resultará em direito à restituição das guias já recolhidas.

 

 PACOTE FISCAL A EMPRESAS DE FORTALEZA LIBERA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS E ADIAMENTO DE IMPOSTOS

 IPTU, ISS, ITBI: CIDADÃOS E EMPRESAS COM DÍVIDAS PODEM TER ATÉ 100% DE DESCONTO DE JUROS E MULTAS

 APÓS RESTAURANTES E EVENTOS, TRABALHADORES DO SETOR DE TURISMO PEDEM AUXÍLIO AO ESTADO

 

A medida de apoio foi tomada diante do cenário de recrudescimento da pandemia da Covid-19 e dos efeitos sentidos pelas empresas de menor porte.

O QUE É O SIMPLES NACIONAL? 

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos destinado às microempresas e empresas de pequeno porte. Com a criação desse regime tributário, as empresas conheceram a guia única, ou seja, tiveram a oportunidade de fazer o pagamento de impostos em um único documento de arrecadação. 


Receba nossa newsletter Fique sempre bem informado com a nossa newsletter!

Cadastre-se