Publicado em 09 de novembro de 2021

GESTÃO E NEGÓCIOS - Qual a diferença entre ERP e CRM?

09/11/2021
Brasil
Conta Azul

Você conhece a diferença entre ERP e CRM? Sabia que esses dois conceitos são fundamentais para melhorar a gestão do seu negócio?

A tecnologia é uma aliada indispensável para ganhar mais eficiência e competitividade no mercado atual. O problema é que nem todo mundo sabe exatamente para que cada sistema serve, como eles se diferenciam e quais benefícios oferecem.

 

Para esclarecer o assunto e ajudar na otimização da sua empresa, você verá:

O que é ERP?

O Enterprise Resource Planning - ERP, em português sistema de gestão integrado, é um sistema para tornar a gestão dos negócios mais prática e eficiente.

Ele serve para unificar as informações da empresa e simplificar os processos realizados entre diversas áreas.

Como o próprio nome sugere, essa tecnologia proporciona justamente um uso mais estratégico para os recursos da organização. 

Isso porque, ela consegue ao mesmo tempo melhorar a comunicação interna, centralizar os fluxos de trabalho e melhorar a tomada de decisões.

Cada departamento de uma empresa tem as próprias rotinas e precisa gerar relatórios próprios sobre o desempenho das tarefas.

Graças ao ERP, os setores não precisam fazer isso de forma isolada. Ele integra todas as demandas e permite que os processos e dados sejam vistos em um só lugar. 

O que é CRM? 

Diferente do sistema ERP, que unifica todos os processos da empresa, o CRM é focado apenas no relacionamento com os clientes. 

Sua sigla significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Como você deve estar imaginando, esse é um sistema que reúne todos os dados e ferramentas que melhoram a relação do negócio com o seu público ativo e potencial.

Além de dados como nome, contato e endereço, o sistema fornece tudo o que sua gestão precisa para melhorar suas vendas e a satisfação dos clientes.

Ou seja, o CRM também é uma ferramenta de controle sobre ligações, trocas de mensagens, visitas ao site, compras feitas anteriormente e outras atividades das pessoas com a empresa.

Dessa forma, não confunda ele com uma simples lista de contatos. Com o sistema, você tem dados indispensáveis para munir sua equipe com o que os seus clientes preferem e procuram.

Com certeza, isso faz toda a diferença para criar melhores experiências de compra e fechar mais negócios. 

Qual é a diferença entre ERP e CRM?

Os sistemas ERP e CRM têm focos diferentes. Mesmo que os dois sejam importantes, é preciso ficar atento a isso.

Primeiro, o ERP serve para integrar os dados, a comunicação e os processos dos diferentes setores de uma empresa.

Ele é voltado a questões administrativas e operacionais, como o controle de estoque, de compras, gestão financeira, fiscal e contábil, emissão de notas, controle de contas, etc. 

Já o CRM fica centrado apenas no gerenciamento dos clientes e das vendas. Seu objetivo é reunir todas as informações que garantem um melhor entendimento sobre quem compra com você.

Dessa forma, ele é decisivo para estreitar o relacionamento com o público, aumentar a satisfação e melhorar todo o ciclo de vendas. 

Sabendo essas diferenças entre ERP e CRM, lembre-se que você não precisa (e nem deve!) se limitar aos benefícios de um ou de outro. 

Na verdade, a integração dos dois sistemas é a melhor forma de aumentar a eficiência de toda a sua empresa.

Afinal, enquanto uma tecnologia padroniza e melhora os processos internos, a outra melhora a sua relação com o mercado. 

 

O resultado? Você cria o ambiente ideal para conquistar e gerar valor ao seu público. Além disso, ainda trabalha com toda a excelência que precisa para se destacar da concorrência.

Principais benefícios das plataformas

Quer entender melhor por que você deve somar as vantagens do ERP às possibilidades oferecidas pelo CRM? Veja quais são os benefícios que as duas soluções garantem:

  1. Redução de gastos

Quanto mais demorados, redundantes e sujeitos a erros forem os seus processos, mais recursos eles vão exigir e mais gastos eles poderão gerar, certo?

Com o ERP e CRM isso não acontece, porque tudo é otimizado. Ao mesmo tempo que as operações são facilitadas e a administração é integrada, o seu fluxo de negócios também se torna mais ágil e eficiente, gerando mais vendas com menos investimentos. 

    2. Otimização de produtividade

 

Seguindo a mesma lógica que explicamos acima, todos os setores da sua empresa se tornam mais eficientes e produtivos.

Afinal, o ERP oferece ferramentas que simplificam as tarefas e fornece informações que tornam todo o trabalho mais assertivo. Simultaneamente, o CRM evita que os vendedores gastem seus esforços com ações e abordagens que não tenham impactos reais sobre o cliente. 

    3. Análise de dados

 

Você já sabe que o ERP e CRM melhoram os fluxos de informação. A melhor parte é que eles podem integrar os dados entre si. Por exemplo, quando os gestores recebem informações sobre o desempenho comercial em tempo real, eles podem definir metas mais eficientes e realistas. 

No mesmo sentido, se os dados de pedidos de vendas são compartilhados com a gestão de estoque, as entregas aos clientes se tornam mais rápidas. As possibilidades são inúmeras, com análises que impactam diretamente a produtividade e a redução de gastos que citamos acima.   

Conta Azul Pro: o ERP da Conta Azul 

Escolher um bom ERP é o primeiro passo para garantir todos os benefícios apresentados acima. 

O ERP da Conta Azul oferece integração com as melhores plataformas CRM do mercado. Com ele, você garante mais integração e eficiência, graças ao apoio de ferramentas como: 

Sobre o uso simultâneo do ERP e CRM, a Conta Azul oferece inúmeras possibilidades de integração. São sistemas de referência em gestão comercial, que incluem: 


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