Publicado em 14 de agosto de 2019

EMPRESARIAL - Lucro Reduzido na Empresa: como resolver de forma definitiva

Uma empresa com saúde financeira é uma empresa lucrativa. Você concorda com isso? E quando o lucro é reduzido?

O fato é que ninguém abre uma empresa para dar prejuízo ou ter lucro abaixo do esperado. A abertura da empresa pode ser uma uma oportunidade de gerar um lucro maior do que a atual atividade do empresário, ou até ser sua principal fonte de renda.

Se tratarmos uma empresa como investimento, o que de fato é, esse retorno através do lucro deve, além de pagar a remuneração dos sócios, sobrar o suficiente para reinvestir e continuar a crescer.

Se você não está satisfeito com a lucratividade de sua empresa, acompanhe neste artigo o que pode estar acontecendo e o que fazer.

1- Causas de Lucro Reduzido nas Pequenas e Médias Empresas

O lucro de uma empresa, “normalmente” é conhecido pela equação de: Receita menos despesa, não é mesmo?

Então as principais causas vão ser encontradas ou do lado da Receita e das Vendas ou do lado das Despesa e Custos. Mas antes de falar deles, existe uma causa primária que deve ser resolvida: a falta de informação do que se gasta ou se ganha em uma empresa.

Uma pesquisa feita por um sistema financeiro aos seus clientes demonstrou que menos da metade tinha informações atualizadas de entradas e saídas, e não avaliavam a performance da empresa abrindo mão de uma ferramenta que pode dar visibilidade da saúde financeira do negócio.

Causas do lado da receita e das vendas

Bem, do lado das Receitas, precisamos avaliar as vendas e sua qualidade. A falta de controle financeiro prejudica principalmente a precificação adequada dos produtos e serviços. 

Fora os problemas com o preço, podemos ter também complicações de mix de produtos, como ter pouca variedade de produtos ou produtos de menor valor agregado. Ter pouca atratividade do que é oferecido também pode gerar problema nas receitas e prejudicar as despesas se o estoque for elevado.

Algo pouco comentado é a falta de revisão de valores de contratos, principalmente em empresa de serviços. A falta de controle de vencimento de contratos pode fazer com que você não atualize os valores pela inflação, mesmo se houver a previsão.

Causas do lado da Despesa elevadas e excessivas

Do lado das despesas, muitas podem ser as causas de gastos elevados e somente o controle financeiro poderá indicar qual despesas que você poderá reduzir.

Diz o ditado que despesa é igual unha, você deve estar sempre cortado e isso é uma grande verdade.

É importante ter cuidado principalmente com o gasto com mão de obra e funcionários. Vamos lembrar que em períodos de redução de atividade é difícil reduzir despesas desta rubrica.

Similarmente outro fator que incorre em gastos desnecessários é o investimento em equipamentos subutilizados. Às vezes o investimento é realizado além do necessário e quando se vai utilizar-lo plenamente, a tecnologia o tornou obsoleto.

Com os custos de tecnologia reduzindo ao longo do tempo é preciso ficar atento entre quando comprar ou quando alugar um equipamento.

Por fim, pode ser que sua maior despesa na empresa deve ser imposto, e ter um enquadramento adequado é essencial para gastar menos recursos.

2- Como resolver os problemas que levam ao Lucro Reduzido

Bem, já falamos um pouco das causas que podem levar a você ter um lucro reduzido, agora é hora de atacar essas causas e resolver os problemas para aumentar o seu lucro... vamos lá.

Faça o controle de entradas e saídas

O que não é medido não pode ser melhorado, essa máxima é fantástica para o nosso problema.

Só o fato de você começar o controle você já vai perceber que economizará em despesas improdutivas e sua equipe se preocupará com os gastos.

Esse também é um excelente passo para entender as finanças da empresa e ampliar a sua visão sobre as possibilidades de melhoria.

O interessante disso tudo é que não é necessário ser um expert em finanças para começar. As finanças empresariais na maioria das vezes utilizam a matemática comum, com operação de soma e subtração. Atualmente existem também plataformas e sistemas que facilitam o controle financeiro e o tornam produtivos.Nada de manter diversas planilhas que só confundem, ok? O mais adequado é ter uma plataforma completa para o controle de finanças, como a Conta Azul. 

Tire o Lucro Primeiro

Lembra da fórmula do lucro? Você precisa inverte-la para garantir a lucratividade da empresa e reduzir despesas. A fórmula correta é então: Vendas – Lucros = Despesas.

Pensar também no lucro pode tornar seu negócio mais rentável além de te auxiliar a manter despesas menores. É como a pasta de dente no seu fim... apertamos ela até realmente não ter mais pasta no tubo.

Pague contas em agrupamento de datas

Outra ação que garante uma redução de despesas desnecessárias é o agrupamento de pagamento em determinadas datas. Sugiro que adote no mínimo uma vez por semana.

Quando pagamos despesas todos os dias, muitos gastos passam desapercebido. Diferente de quando pagamos agrupados, onde você terá mais controle e informação das despesas pagas.

Tenha um Controle Orçamentário

Aqui um item mais avançado, mas que você deve levar em consideração.

Grandes empresas mantêm áreas de controle orçamentário para reduzir e controlar os seus gastos. Esse tipo de ação também pode ser adotado nas pequenas e médias empresas com grande sucesso.

Uma das metodologias de orçamento é o OBZ (Orçamento Base Zero). Nele, todas as despesas são repensadas e certamente reduzidas para se atingir os objetivos empresariais.

Tenha cuidado na Precificação

Bem, o controle financeiro definitivamente te ajudará ter uma precificação mais adequada conhecendo todos os fatores que importam para o seu lucro.

Não deixe de considerar os concorrentes e o valor do seu produto. Somando isso com uma avaliação dos custos deixará sua precificação mais inteligente.

Controle prazos de vencimento e análise tarifas bancárias

Não tem jeito, o pior tipo de gasto é aquele onde você paga um valor pelo atraso na liquidação. É isso mesmo, estamos falando de multas e juros.

O pior que muitos destes gastos ocorrem simplesmente por não existir um controle de contas a pagar que indique os vencimentos de forma adequada.

Mais prejuízo que isso é pagar multas, juros e despesas bancárias excessivas. A chegada de Fintechs tem ajudado o mercado bancário com mais concorrência e menores custos. Por isso avalie os seus gastos com despesas bancárias e despesas de meios de pagamentos.

3- Como a Terceirização Financeira pode ajudar em sua empresa

Na terceirização financeira a atividade desse departamento passa  ser realizada por um especialista, aumentando a produtividade da empresa, trabalhando com as boas práticas do mercado e principalmente reduzindo os custos trabalhistas e problemas de gestão de funcionários como faltas, férias e absenteísmo para o desempenho desta função.

Esse tipo de serviço pode ajudar em muito empresas que não possuem um departamento financeiro ou ainda acham que este departamento pode melhorar com boas práticas de gestão.

Terceirizar através de um BPO Financeiro pode provocar as seguintes melhorias:

Vai ajudar a ter disciplina nos controles financeiros

O problema mais comum dos empreendedores é a falta de disciplina nos controles financeiros.

Muitos começam a controlar, mas por terem um tempo escasso e uma preocupação com a operação da empresa, não mantém o controle com regularidade. Alguns empresários chegam até a contratar colaboradores para o financeiro, mas por vezes eles são deslocados para outras atividades. Com a terceirização você garante que o controle aconteça, sem o risco de parar de fazer quando a coisa parece ir bem para a empresa.

Vai manter um Sistema Profissional atualizados

Em uma pesquisa da Consultoria McKinsey em 2010, demonstrou que um gestor tinha em média 50 planilhas para o controle empresarial. Imagine só se algo dá errado, ou há alguma desorganização. Vira uma meleca não é mesmo?

De lá para cá algumas questões mudaram e entre elas a evolução de plataformas e sistemas financeiros. Essa mudança atingiu principalmente o pequeno e médio empreendedor que não tinha recursos para investir em um ERP.

Uma empresa de terceirização financeira poderá te trazer o conhecimento necessário para manter o controle financeiro de sua empresa em um sistema adequado e organizado para controle e análise como a Conta Azul.

Manterá uma Previsão futura de Caixa

Olhar para o passado é relativamente fácil, mas e ter uma visão de futuro?

Uma empresa de BPO Financeiro tem a expertise suficiente para fazer as provisões futuras de despesas para manter previsível seu fluxo de caixa, e atualiza-lo quando necessário.

Isso ocorre principalmente nas empresas de serviços que mantêm alguma regularidade nas contas que paga. Isso vai evitar que você ignore gastos ocultos como um 13º salário ou ainda as férias de um funcionário.

Receba dentro dos prazos

São muitas as empresas que possuem de inadimplência pelo simples fato de não haver um controle mínimo.

O fato é que a implementação de um controle de contas a receber e de inadimplência em si só já traz resultados para redução da inadimplência.

Afinal, sem o controle, você pode demorar muito tempo para cobrar uma conta, e às vezes fazê-lo em um momento que não é mais possível receber.

O quanto de oportunidade você tem nesta questão? Vale analisar.

Saber sobre o desempenho da empresa

Estamos falando de lucratividade, mas são poucos os empreendedores que efetivamente possuem rituais regulares de acompanhamento da performance empresarial.

Com um serviço de terceirização do financeiro você bem provavelmente receberá um DRE Gerencial. Por vezes, isso acontecerá bem antes do demonstrativo contábil e pode ser utilizado na tomada de decisão.

Custos com a equipe administrativa

Além de todos os pontos acima relacionadas com as análises, há um fator que afeta diretamente o bolso do empresário, a possível redução de equipe administrativa.

Com um serviço terceirizado, você reduz gastos diretos e indiretos de manter um profissional em finanças.

Você terá a sua disposição um profissional e também uma equipe treinada a cumprir as suas necessidades quando precisar.

 

Conclusão

Falamos no texto sobre as causas e como resolver problemas de lucratividade em empresas. O grande problema desta abordagem é justamente conhecer o que ocorre para a baixa lucratividade. São pouco os empreendedores que realizam de forma efetiva um controle financeiro, a avaliação do seu fluxo de caixa e a análise da performance empresarial.

Iniciar controles e mantê-los é um grande passo, e caso o  empreendedor não tenha tanta disciplina para isso uma das formas de conseguir é contratar um BPO Financeiro para terceirizar o seu departamento de tesouraria. Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço como a Capital Social Contabilidade. 

Com isso, além de garantir a realização das atividades, você terá à disposição profissionais treinados para a operação do seu financeiro.

Fonte: Blog Conta Azul


Receba nossa newsletter Fique sempre bem informado com a nossa newsletter!

Cadastre-se