Publicado em 20 de novembro de 2018

EMPRESARIAL - Erros de casting: como evitar frustrações em suas contratações de funcionários

Existem gerentes de recrutamento e seleção de pessoas que continuam cometendo erros em seus processos, que na grande maioria dos casos, são facilmente corrigíveis. Esses erros podem ser muito prejudiciais, tanto para a reputação da empresa quanto para o profissionalismo do recrutador. Por isso, é essencial que o seu processo de contratação de funcionário seja eficaz para evitar uma contratação errada e grandes frustrações no futuro.
Os 8 erros no processo de recrutamento e seleção de pessoas
1. Ausência de organização

Planejamento e organização são fundamentais para o bom funcionamento dos processos de seleção. A falta de planejamento pode aumentar as despesas, a duração dos processos de contratação de funcionários e também pode fazer com que as decisões sejam tomadas apressadamente, julgando o candidato mal. Ter uma estratégia ajudará você a permanecer no caminho certo e dentro de um prazo definido.

2. Má comunicação

Este erro é o mais indicado pelos candidatos em relação aos recrutadores. Tenha em mente que a experiência do candidato pode ter um grande impacto na imagem da marca da empresa. Um candidato insatisfeito com o processo de recrutamento e seleção são carlos pode ser um risco para a reputação da organização. Os candidatos merecem receber feedback, mesmo aqueles que não estão selecionados.

3. Não dar feedback

Encontrar um emprego é uma tarefa estressante. Receber uma carta de rejeição é o pior que um candidato pode encontrar. Por esta razão, a organização tem que justificar sua decisão comentando ao candidato o que não cabe para ajudá-los a não cometer erros futuros. Os candidatos se dão ao trabalho de ir a uma entrevista, os recrutadores precisam valorizar isso e fazer o mesmo por parte deles.

4. Não reconhecer todos os candidatos

É verdade que algumas organizações podem receber muitos aplicativos para o mesmo trabalho. Portanto, é difícil entrar em contato com todos eles, no entanto, a organização precisa encontrar uma maneira de fazê-lo, caso contrário, os candidatos se sentirão rejeitados e será menos provável recomendar a organização em particular por um futuro, uma vez que não os escutaram.

5. Não se concentrar na marca como empregador

A atração de talento poderia ser semelhante à tarefa de marketing. Para obter os melhores candidatos, os responsáveis ??pela contratação de funcionários têm que criar uma boa imagem de marca que promova um aspecto positivo da organização, para que ela seja percebida como um bom lugar para se trabalhar. Os candidatos perguntam sobre a empresa antes de se candidatar a um emprego nela. A chave para ter uma imagem de marca positiva é o compromisso e a transparência, por isso as organizações devem estar cientes e responsáveis ??quando se trata de compartilhar mensagens, pois isso contribui positivamente para o processo de recrutamento e seleção de pessoas.

6. Encontre o candidato perfeito

A possibilidade de que a busca por um candidato seja perfeita é escassa, então estar "à caça" da pessoa perfeita é um esforço fútil. Devemos descartar essa ideia e, levar em conta o potencial que um determinado candidato pode desenvolver no futuro. É bom realizar processos de recrutamento e seleção são carlos com uma mente aberta.

7. Descartar perfis altamente qualificados ou pouco qualificados

Muitos recrutadores, ao olhar para o currículo do candidato, decidem rapidamente descartá-los por um nível alto ou baixo de qualificação. Geralmente, considera-se que os candidatos com maior nível de qualificação serão pessoas que deixarão a empresa em breve e também serão mais caras. Recrutadores tem que pensar que, a experiência e conhecimento que eles têm, esses candidatos podem ser de grande benefício. Em contrapartida, esses perfis menos preparados também merecem ser levados em conta, uma vez que tendem a ser perfis que tentam impressionar em seu trabalho.

8. Não levar em consideração a cultura corporativa

Assim como habilidades são fatores importantes ao contratar, também é relevante que a personalidade se encaixe na cultura da empresa e do restante da equipe da qual o candidato fará parte. Uma contratação errada pode gerar um ambiente de trabalho desconfortável para a equipe e, com isso, uma rápida rotação da equipe.

Fonte: Contábeis


Receba nossa newsletter Fique sempre bem informado com a nossa newsletter!

Cadastre-se