Publicado em 20 de novembro de 2018

EMPRESARIAL - Cinco mitos sobre administração de conflitos

Existem vários mitos sobre administração de conflitos que, em vez de auxiliar numa possível solução, causam grandes e desnecessários atrapalhos, dificultando ainda mais a resolução do problema. Mesmo quem atua nessa área pode, às vezes, deixar-se levar por esses conceitos equivocados. Eis os cinco principais mitos sobre administração de conflitos.

1- Todos os conflitos tem solução

Infelizmente não. As pessoas têm valores e percepções diferentes a respeito da mesma situação ou circunstância, e enxergam as coisas da sua própria maneira o que torna, às vezes, impossível uma solução aceitável. Mesmo assim, na maior parte das vezes, é possível administrar satisfatoriamente os conflitos, desde que sejam adotados os comportamentos e processos adequados a cada caso.

2- Os conflitos se resolvem sozinhos

É o mesmo que dizer que, se evitado, pode ser que o conflito desapareça automaticamente. Ocasionalmente questões de menor importância podem se resolver sozinhas, mas isso mui raramente ocorrerá.

A verdade é que quanto mais se espera para resolvê-lo, o conflito ganha corpo e torna-se cada vez mais difícil gerenciá-lo. Na maioria das vezes uma situação ou comportamento inadequado e impróprio, quando não confrontado, não mudará para melhor. Ao contrário, ele tenderá a piorar se não for identificado e tratado a tempo.

3- Numa empresa sólida e atuante não existem conflitos

Se for assim pode-se também afirmar que num casamento feliz jamais existem divergências entre o casal. A simples existência do conflito não é relevante, porque o ser humano é fortemente emocional e dotado de múltiplas aspirações e interesses, por isso as divergências, cedo ou tarde, acontecerão. A maneira como se lida com o conflito e é solucionado, é que mede o verdadeiro grau de competência do gestor. 

4- Depois de um conflito sempre haverá animosidade entre as partes envolvidas.

Pode acontecer. Entretanto, embora possa parecer contraditório, não raro o conflito pode ajudar a formar bons relacionamentos, mais adiante. Uma opinião ou impressão inicial negativa, poderão sofrer modificações após novas discussões e abordagens, determinando uma mudança em seu modo de ver o problema - por parte de ambos -, a ponto mesmo de chegar a fortalecer as relações entre as partes.

5- Num conflito sempre existirá um ganhador e um perdedor

Não necessariamente. Embora um ganha-perde possa realmente ocorrer tudo, no entanto, vai depender de como o caso é abordado e tratado, e das posições que cada lado assume. É possível administrar a maioria das divergências, pois existem inúmeros bons instrumentos e alternativas para lidar com confrontos e problemas satisfatoriamente.

Resumindo, existem duas perspectivas de como lidar com conflitos: a tradicional e a moderna.

Na visão tradicional, os conflitos: representam sempre um grande mal, devem ser prontamente abafados e eliminados, e são sempre causados por indivíduos problemáticos.

Na visão moderna, os conflitos: são inevitáveis - por serem resultado natural da convivência entre seres humanos -, frequentemente benéficos, e podem ser satisfatoriamente administrados na maioria das vezes.

Texto extraído e condensado do livro Administração de Conflitos, 

Fonte: Contábeis


Receba nossa newsletter Fique sempre bem informado com a nossa newsletter!

Cadastre-se