Publicado em 03 de junho de 2019

Empreendedorismo digital: 5 passos para ter um negócio online

Não é novidade nenhuma que os negócios online têm ganhado um grande espaço no mercado brasileiro. E, com isso, cada vez mais as pessoas têm sido atraídas para o empreendedorismo digital.

E se já existem muitas vantagens de você ser um empreendedor, imagine os benefícios, então, de ser um empreendedor digital!

Você pode conquistar sua independência financeira, abandonar aquele emprego em que você não se sente mais desafiado e nem percebe um crescimento profissional.

Com o empreendedorismo digital, você pode começar a trabalhar em casa, sendo seu próprio chefe, definindo seus horários e estratégias, sem necessitar da aprovação de superiores.

Além disso, você poderá colocar em prática as suas melhores ideias, criar algo completamente novo e totalmente seu.

E o melhor de tudo é que, para trabalhar com o empreendedorismo digital, você não precisa ter uma fortuna para investir logo de cara, como são os casos de muitos negócios físicos.

Com acesso à internet, boas ideias, além do desejo de crescer profissionalmente e ter um negócio próprio, você pode começar a empreender e ganhar dinheiro online. Descubra como neste artigo!

 

O que é ser um empreendedor digital?
O empreendedorismo digital é uma modalidade de negócio que atua no ambiente virtual, ou seja, pela internet. Nessa modalidade, é possível ofertar produtos ou serviços de forma 100% ou parcialmente online.

Um dos lados mais positivos é que existem milhares de possibilidades para você ser um empreendedor digital e começar o seu negócio próprio.

Seja com o próprio site, com uma loja virtual, com o uso de suas redes sociais, trabalhando de modo direto ou indireto, produzindo algo próprio ou trabalhando com terceiros.

 

O crescimento do e-commerce
Qualquer pessoa que tem acesso frequente à internet já percebeu como o e-commerce acaba facilitando a vida dos consumidores.

Com algumas pesquisas, você pode encontrar o produto ou serviço que está desejando, saber onde vende pelo melhor preço e ainda conferir opiniões sinceras dos clientes/consumidores.

Não é à toa que as mais importantes lojas têm aderido ao e-commerce e isso tem mudado completamente a configuração do mercado comercial. Cada vez mais negócios de sucesso que atuam de modo 100% online estão surgindo.

As pessoas confiam em comprar na internet e amam a praticidade de obter produtos, serviços e informações de modo tão simples e ágil.

Ou seja, é um mercado extremamente forte! Portanto, sabendo como começar a empreender digitalmente, você pode ir muito longe.

 

Os primeiros passos para ser um empreendedor digital
Com tantas possibilidades, é comum se perder e não saber por onde começar com o empreendedorismo digital. Para te ajudar, reunimos alguns passos para ser um empreendedor digital e o primeiro deles é entender o mercado.

 

1. Faça uma análise sobre o seu nicho
Na internet, há uma infinidade de nichos que você pode trabalhar como empreendedor digital. Você pode trabalhar na área da saúde e bem-estar, educação, contabilidade, empreendedorismo, marketing, tecnologia, entre outras.

Algumas áreas se tornam mais concorridas e é importante ficar de olho naquelas que também entram em ascensão. Mesmo assim, esse é um ambiente em que tudo muda e inova muito rapidamente.

Por isso, a melhor forma de você começar a ser um empreendedor digital é apostando em um nicho no qual você:

• Tem um conhecimento prévio
• Gosta de entender/estudar/aprender sobre o assunto
• Já tem algum contato.


Na internet, a figura de autoridade é muito importante, especialmente quando você trabalha produzindo conteúdo ou como um afiliado. E você não conseguirá construir uma autoridade se você realmente não souber do que está falando.

Portanto, o primeiro passo é estudar os nichos e escolher aquele que você acredita que conseguirá construir uma audiência e criar um relacionamento com seu público.

 

2. Defina o seu tipo de negócio
Agora que você já sabe em qual nicho irá atuar, é hora de decidir qual será o seu tipo de negócio. Muita gente acredita que a única forma de empreender na internet é por meio de lojas virtuais, mas isso não é verdade. Quer ver alguns outros exemplos?

Você é um especialista e quer oferecer seus serviços, como consultoria, contabilidade, dentre outros? Isso é possível por um site ou até mesmo usando as suas redes sociais, por exemplo.

Agora, uma grande possibilidade para a maioria das pessoas é a criação de produtos digitais. Afinal, todo mundo tem algo para ensinar, certo? Você pode, por exemplo, produzir um curso online ou um e-book sobre um assunto específico e utilizar uma plataforma para realizar a transação com seus clientes.

Você pode, ainda, trabalhar como um afiliado, vendendo produtos digitais produzidos por outras pessoas.

Viu como são muitas opções? O ideal é fazer uma boa análise e escolher o que mais se adéqua às suas necessidades e rotina.

 

3. Crie o seu plano de negócios
O próximo passo é a criação de um plano de negócios, um documento estratégico onde você irá registrar as análises e a sua visão sobre o empreendimento.

É a partir desse plano que você irá se nortear, já que nele constam seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso irá te ajudar na definição de próximas ações e tomadas de decisão, por exemplo.

Alguns pontos a serem levados em consideração são:

• Análise do negócio e do mercado
• Análise competitiva
• Plano financeiro e de marketing, dentre outros.


Por isso, o seu plano de negócios deve ser realista. E, embora você possa pensar grande, é importante que você elabore esses documentos com seriedade e proponha metas alcançáveis dentro de suas possibilidades e das possibilidades do mercado em que você está inserido.

 

4. Conheça o marketing digital
Se você quer trabalhar com empreendedorismo digital, é fundamental conhecer os principais meios de divulgação do seu negócio. E isso implica em ter conhecimento sobre marketing digital.

Afinal, não basta ter uma boa ideia e investir tempo e recursos em um novo negócio se isso não vai alcançar alguém. Pior ainda é se você conseguir alcançar as pessoas, mas não fazer ideia de como transformar um público em um cliente.

Conhecendo o marketing digital, você saberá exatamente como atrair o público certo, converter essas pessoas em potenciais clientes - ou leads -, transformar esses leads em clientes e, por fim, fidelizá-los.

Aprendendo sobre marketing digital, você saberá exatamente como buscar pelas pessoas certas para o seu tipo de negócio, construir a sua audiência, criar um relacionamento real e de autoridade com esse público e convencê-lo de que o que você está vendendo vai suprir as suas necessidades.

Como você viu, o empreendedorismo digital é uma grande oportunidade. Por isso, é importante investir no planejamento e nos passos necessários para colocar o seu negócio em prática.

Seguindo as nossas dicas, você verá que é possível ter um negócio de sucesso no mundo online. E aí, preparado? Então, comece conhecendo os 15 melhores segmentos para trabalhar na internet!

 

Fonte: Conta Azul - Blog


Receba nossa newsletter Fique sempre bem informado com a nossa newsletter!

Cadastre-se