Utilitários Contábeis

ECONOMIA - Segmento de e-commerce pode crescer 56% no Brasil até 2024


01/04/2021
Brasil
Olhar Digital

Se um investidor decidisse aplicar parte do seu capital em algum setor brasileiro, o segmento de comércio eletrônico seria uma ótima sugestão. Isso porque um novo levantamento da Worldpay from FIS, empresa americana com foco em produtos e serviços financeiros, estimou que o e-commerce no Brasil deve crescer aproximadamente 56% até 2024.

 

Intitulado de “The Global Payments Report 2021”, o estudo considerou a participação do e-commerce no ano passado em 41 países. A nível global, o comércio eletrônico disparou em 2020 e apresentou crescimento de 19% — o maior avanço dos últimos cinco anos.

Ao considerar apenas o recorte do Brasil, o tamanho do comércio eletrônico quase duplicou durante a pandemia de coronavírus: o salto, de abril de 2019 até o mesmo período de 2020, foi de 98%. Os volumes das transações de e-commerce apresentaram alta de 22,2%, muito em função das compras via smartphones.

Mas se os números já são bons, devem ficar ainda melhores nos próximos anos. De acordo com a estimativa feita pela Worldpay from FIS, as vendas de e-commerce no país devem alcançar US$ 56 bilhões (R$ 314,8 bilhões, em conversão direta) em 2024, ante aos US$ 36 bilhões (R$ 202,2 bilhões, em conversão direta) alcançados em 2020.

 
Gráfico com a estimativa de crescimento do comércio eletrônico brasileiro
Estimativa de crescimento do comércio eletrônico brasileiro projetada pela Worldpay from FIS. Foto: Worldpay from FIS/Divulgação

No papel, isso significa um aumento do comércio eletrônico de 55,5% até 2024. Ou seja, o Brasil deve observar um crescimento médio anual do setor de 13,8% nos próximos quatro anos.

Estamos entrando rapidamente na próxima fase do comércio digital, que visa possibilitar novas camadas de valor e conveniência para os consumidores on-line ou nas lojas”, afirmou Juan D’Antiochia, gerente Geral da Worldpay from FIS para a América Latina.

Cartão de crédito segue na liderança

Ainda de acordo com o levantamento, os cartões de crédito foram dominantes nas vendas de e-commerce e foram responsáveis por 43% das transações. O meio de pagamento foi seguido pela carteira digital/móvel (17%), cartão de débito (13%), pós-pago (12%), transferência bancária (8%) e débito direto (2%).

 

Outros meios como pagamento na entrega, cartão de compras e cartão de débito diferido, cartão pré-pago e pagamento antecipado contabilizaram apenas 1% cada.

Já tratando-se das compras nos pontos de venda físicos, o dinheiro (35%) foi o método mais utilizado. No entanto, quando somadas as transações envolvendo cartão de crédito, cartão de débito e carteira digital/móvel, os números chegam a 62%.

O dado reforça a necessidade de os comerciantes de lojas físicas ou eletrônicas darem mais atenção aos métodos de pagamento digitais, visto que o dinheiro pode cair em desuso nos próximos anos. “Comerciantes que não investem na habilitação de novos modos de pagamentos digitais correm o risco de ficar para trás”, completou o executivo.

 

O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato