Utilitários Contábeis

ECONOMIA - Média de compra do brasileiro cai 1,3% e afasta retomada do varejo para 2019


17/04/2019
Brasil
Diário do Comércio

No primeiro bimestre os consumidores que frequentaram supermercados levaram 5,2% menos itens que em igual período do ano passado, frequência de compra também teve retração de 2,2%

A perspectiva de retorno da confiança do consumidor em 2019, tida como essencial para que a retomada econômica se firmasse, segue longe de acontecer. Ainda receosos com o futuro do País, o brasileiro raciona compras no supermercado, tanto com menos itens na cesta quanto no número de vezes que visita o varejo.

Os dados fazem parte do levantamento Consumer Thermometer, elaborado pela Kantar. De acordo com o estudo houve queda de 1,3% no número de produtos comprados nos 12 meses terminados em fevereiro.

O comportamento, que sinaliza o pé atrás do consumidor, estimula a cautela também no varejo, que diminuiu as compras da indústria e corrobora com uma perspectiva de crescimento inferior a 2% no PIB do Brasil em 2018, como já sinalizado por empresas de monitoramento da atividade econômica nacional.

Exemplo disso foi reportado pela rede goiana de supermercados Armandinho. Segundo o diretor comercial da empresa a cautela é generalizada. “Havia a perspectiva de um Natal forte que não se concretizou, de lá para cá, o que sentimos é que o estoque precisa girar em torno dos itens de necessidade básica”, contou ele.

Como resultado, o indicador da Kantar revela que houve redução de 0,5% na frequência de compras e 3,3% no volume médio levado por visita.

Quando analisado o acumulado dos dois primeiros meses do ano, o declínio de unidades chega a 5,2%, sobre um ano antes. A frequência e volume por viagem também se destacaram negativamente, com diminuição de, respectivamente, 2,2% e 5,7% no período. No recorte dos três meses até fevereiro de 2019, os índices negativos se repetem (veja mais informações no gráfico).

Todo mundo em alerta

Ainda que as dificuldades financeiras pareçam mais graves entre as parcelas menos abastadas da população, o indicador aponta que a queda se deu com maior força nas classes A, B e C. Em 12 meses até fevereiro só as classes D e E conseguiram ligeiro aumento (1,6%). Na análise regional, o Interior de São Paulo se destacou negativamente (-10%).

Em relação aos canais, o atacarejo ainda é destaque, com o porta a porta perdendo espaço. Hipermercados, supermercado de conveniência e supermercado de vizinhança também acumularam quedas. “A força do atacarejo ainda é grande, o que pode sinalizar outro ciclo deficitário para os hipermercados”, diz o consultor de varejo, Henrique Matias.

Na análise das cestas, o Consumer Thermometer aponta que alimentos, bebidas, lácteos, limpeza e higiene e beleza perderam penetração. “O cenário atual tem como protagonista um consumidor que, ainda em meio às incertezas políticas e econômicas e também impactado pela alta taxa desemprego, precisou retrair as compras”, analisa a diretora de marketing e Insights da Kantar, Giovanna Fischer.

De acordo com ela, outro problema é a falta de crédito. “Os consumidores continuam endividados, o que afeta ainda mais o potencial de consumo.”

Ainda que haja esforço do governo para tentar trazer ao brasileiro uma sensação de normalidade, estimativas de mercado dão conta da possibilidade da primeira retração do PIB trimestral desde 2016. “Após a divulgação da prévia do PIB nos primeiros meses do ano e possível que o País enfrente um trimestre negativo e isso é puxado pela atividade menor que a esperada para comércio e serviços”, afirmou o economista e ex-técnico da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Francisco Tatti.

Em um efeito bola de neve, é possível que os varejistas adiem, mais uma vez, seus planos de expansão. “Sem consumo não há planos de abrir vagas no varejo, sem empregos o consumidor manterá a trajetória de contração das compras.”

Para ele, além de lançar um programa de fomento ao emprego, cabe ao governo tentar criar alternativas para tentar reduzir o endividamento do consumidor para que ele possa voltar a planejar a vida financeira e retomar as compras.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato