Publicado em 01 de outubro de 2021

ECONOMIA - Mais de 800 mil pessoas caíram na malha fina; saiba o que fazer

01/10/2021
Brasil
Istoé Dinheiro

A Receita Federal divulgou nesta quinta-feira (30) que 869.302 declarações do Imposto de Renda 2021 caíram na malha fina. O número representa 2,4% do total de informes entregues ao órgão (36 milhões).

Segundo a Receita, foram 666.647 declarações com Imposto a Restituir; 181.992 declarações com Imposto a Pagar e 20.663 com saldo zero.

Os principais motivos para a retenção foram esses:

– 41,4% – Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados);

– 30,9% – Deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução: despesas médicas);

– 20,0% – Divergências no valor de IRRF entre o que consta em Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) e o que foi declarado pela pessoa física – entre outros, falta de informação do beneficiário em Dirf, e divergência entre o valor informado entre a DIRPF e a Dirf.

Já os outros 7,7% são motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ ou imposto complementar.

Caí na malha fina. E agora?

Bom, se você caiu na malha fina, a Receita Federal orienta os contribuintes de três maneiras:

1) Corrigir a Declaração apresentada, sem qualquer multa ou penalidade, por meio de Declaração retificadora, se houver erros no que foi declarado à Receita Federal. Essa correção não será possível depois que o contribuinte for intimado ou notificado;

2) Aguardar comunicado da Receita Federal para apresentar documentação que explique a pendência apresentada no Extrato;

3) Apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato. Para apresentar os documentos, é necessário verificar atentamente as orientações do Extrato do Processamento da DIRPF e formalizar um Processo Digital para a Malha Fiscal por meio do Portal e-CAC. Para informações sobre o Processo Digital da Malha Fiscal, consultar Malha Fiscal – Atendimento, a partir do espaço Onde Encontro.

Quem espera receber restituição, deve consultar o Extrato do Processamento da DIRPF, em “Meu Imposto de Renda”. Lá é possível saber se está tudo certo com a declaração, se há pendência e você caiu na Malha Fina.


Receba nossa newsletter Fique sempre bem informado com a nossa newsletter!

Cadastre-se