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ECONOMIA - Confiança de Serviços registra maior nível histórico desde abril de 2014


29/11/2018
Brasil
Contabilidade na TV

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 5,1 pontos em novembro, ao passar de 88,3 para 93,4 pontos, maior nível histórico desde abril de 2014 (95,9 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 1,5 ponto, mantendo o sinal positivo pelo quarto mês consecutivo.

“O avanço significativo da confiança em novembro está intimamente ligado à melhora das expectativas empresariais que, por sua vez, parece refletir os efeitos do resultado do processo eleitoral. Essa melhora no ânimo das empresas, no entanto, não altera o fato de os indicadores de confiança permanecerem ainda na faixa abaixo dos 100 pontos, o que significa dizer que há o predomínio de respostas negativas sobre o ambiente de negócios. A confirmação da melhora na curva de confiança do setor estará, provavelmente, condicionada ao andamento do processo de transição para o novo governo”, analisa Silvio Sales, consultor da FGV IBRE.

A alta do índice de confiança foi disseminada, atingindo 85% das 13 principais atividades pesquisadas, tendo esse mesmo percentual de disseminação sido observado para os dois componentes do índice-síntese. O Índice de Expectativas avançou 8,3 pontos em novembro, para 99,4 pontos, maior nível desde de fevereiro de 2014 (99,9 pontos). A alta do IE esse mês é o maior crescimento na margem desde o início da série histórica da pesquisa, em junho de 2008. Os dois quesitos que compõem o índice contribuíram positivamente para o resultado: indicador tendência dos negócios cresceu 8,3 pontos e o indicador demanda prevista subiu 8,0 pontos.

O Índice da Situação Atual (ISA-S) subiu 1,8 ponto em novembro, para 87,7 pontos, o maior nível desde outubro de 2014 (88,3 pontos). A maior contribuição à alta do ISA-S foi dada pelo indicador que mede o grau de satisfação com o volume de demanda atual, que avançou 2,4 pontos no mês, para 88,2 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) do setor de Serviços caiu 0,2 ponto percentual, para 82,0 %, devolvendo grande parte do aumento do mês anterior (0,3 ponto percentual).

Intenção de corte de vagas no Setor de Serviços é a menor dos últimos quatros anos

A forte elevação das expectativas do setor que mais emprega na economia, também trouxe um reflexo importante no índice que mede o ímpeto de emprego. Este indicador cresceu 5,0 pontos, na passagem de outubro para novembro, sendo que o percentual de empresas que informaram planejar cortes de pessoal nos próximos três meses apresentou o menor nível desde setembro de 2014 (gráfico abaixo). Como essa súbita elevação das expectativas parece estar associada à redução da incerteza que marcou o período pré-eleitoral, é preciso aguardar a evolução dos indicadores nos próximos meses, principalmente a partir do início de 2019, para confirmar a sustentabilidade dessa leitura favorável sobre o ambiente de negócios apresentada em novembro.

A edição de novembro de 2018 coletou informações de 1886 empresas entre os dias 02 e 26 deste mês.
A próxima divulgação da Sondagem de Serviços ocorrerá em 28 de dezembro de 2018


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