Utilitários Contábeis

E-commerce deve faturar R$ 2,06 bilhões no Dia dos Namorados


07/06/2019
Brasil
Diário do Comércio - Jornal das Associações Comerciais do Estado de São Paulo

No Dia dos Namorados, que será comemorado no próximo dia 12, o e-commerce brasileir deve faturar aproximadamente, R$ 2,06 bilhões, um crescimento nominal 16% maior ante igual período de 2018, de acordo com a Ebit/Nielsen, referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro.

O tíquete médio esperado é de R$ 397, uma variação negativa de 15%. O crescimento, no entanto, é impulsionado pela estimativa do número de pedidos, uma vez que os lojistas online aguardam cerca de 5,2 milhões de compras, refletindo possível crescimento de 36%.

De acordo com a diretora da Ebit/Nielsen, Ana Szasz, o Dia dos Namorados em 2018 contou com uma série de entraves, como a greve dos caminhoneiros, que desencadeou entregas atrasadas ou canceladas e muita incerteza em relação ao cumprimento das compras online.

LEIA MAIS: Dia dos Namorados deve elevar vendas entre 2% e 3%

"Esse contexto prejudicou o faturamento do setor, cujo crescimento foi de apenas 6%, e causou uma baixa na quantidade de pedidos, de 4,07 milhões para 3,81 milhões em relação ao ano anterior”, afirma. “Mas os números estimados para esse ano não só trazem otimismo para o setor, como atestam a força e o crescimento do e-commerce na intenção de compra do consumidor”.

Os dados sobre esta época também apontam que 52% dos consumidores pretendem comprar seu presente de Dia dos Namorados online, com gasto médio de R$ 365. Este público está dividido equilibradamente por gênero (mulheres com 55% e homens com 45%), e a idade média é de 38 anos.

Dentre os produtos mais mencionados como intenção de compra para presentear, estão (em ordem de procura): celular & smartphones, DVDs/Blu-Ray, tênis, perfumes, livros, vinhos, TVs, calçados, vestidos e jogos.

Para este levantamento, a Ebit|Nielsen considera a previsão de compras entre os dias 28 de maio a 11 de junho. O Dia dos Namorados é considerado a terceira data mais importante do calendário do e-commerce, perdendo apenas para o Natal (que inclui Black Friday) e o Dia das Mães.

NO VAREJO COMO UM TODO

O varejo brasileiro deve movimentar R$ 1,64 bilhão com a venda de presentes para o Dia dos Namorados deste ano, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O aumento esperado no volume vendido é de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação, calculou a CNC. Se confirmada a previsão, as vendas terão a terceira alta consecutiva, após as perdas registradas durante a recessão econômica (de -1,1% em 2015 e -4,9% em 2016).

O segmento de vestuário e acessórios teria uma expansão de 3,1% em relação à mesma data do ano passado, com faturamento de R$ 611,0 milhões, o equivalente a 37,4% das vendas totais esperadas para a data comemorativa.

O segmento de hipermercados e supermercados venderia R$ 553,1 milhões, alta de 1,8% em relação a 2018, enquanto o de artigos de uso pessoal e doméstico, que inclui a venda de produtos eletroeletrônicos, tem receita prevista de R$ 243,4 milhões, um aumento de 2,2% no volume vendido no ano passado.

A CNC aponta que a cesta dos 25 bens e serviços mais demandados pelos consumidores nessa época do ano está 2,7% mais cara que no mesmo período do ano passado. No entanto, ainda será possível encontrar alguns itens mais baratos, como roupas femininas (-3,0%), tênis (-2,6%), artigos de maquiagem (-2,6%) e bolsas (-2,4%).

"Na tentativa de atrair o consumidor, o varejo deverá continuar investindo em liquidações, oferecendo linhas de produtos a preços menores do que no mesmo período do ano passado, especialmente nos ramos de vestuário e cosméticos", apontou a CNC, em nota oficial.

Por outro lado, os preços de serviços, como excursões (+16,4%), estarão significativamente mais elevados do que no mesmo período de 2018.



O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato