Utilitários Contábeis

Como se tornar um empreendedor antifrágil


13/05/2022
Brasil
Chique Demaiss

Empreendedor antifrágil: Com muitos desafios e crises globais, é importante saber ajustar a mente. No contexto atual e um tanto imprevisível como a pandemia, a guerra e outros desastres naturais que criam desastres com consequências gigantescas, é preciso fazer uma pausa e encarar esses impactos como oportunidades.

A própria pandemia nos mostrou que é possível impactar positivamente com criatividade, e os grandes catalisadores da mudança costumam ser os próprios empreendedores.

Que não desenvolvemos nenhuma premonição dessas situações imprevisíveis e que somos incapazes de responder positivamente e nos beneficiar desses eventos.

Mas… como não ficar paralisado com tantas mudanças nos afetando negativamente, inovar e crescer nesses momentos? Adote uma mentalidade antifrágil! E o que é isso? O conceito partiu do autor Nassim Taleb, um renomado economista que previu e lucrou com diversos eventos econômicos nos EUA, faturou milhões de dólares com o estouro das bolhas da internet nos anos 2000 e também é creditado como uma das poucas pessoas que precederam a crise das hipotecas de 2008 .

Antifragilidade significa coisas que se beneficiam do caos:

A antifragilidade, o oposto de frágil, é algo que melhora diante de uma situação inesperada.

Em tempos de crise naturalmente nos apegamos ao passado ou esperamos um futuro iminente, mas o conceito de antifragilidade mostra que só podemos evoluir e mudar se focarmos no presente diante das dificuldades.

Você está se preparando para o desconhecido?

– Aprendizado Contínuo: Foco no aprendizado contínuo e na adoção de um novo comportamento. Sabendo que o que você sabe hoje será facilmente superado amanhã e você terá que treinar novamente.

– Enfrentando o caos e o estresse: não evite situações estressantes e caos, mas enfrente-os e aprenda.

– Assuma o risco: tente correr pequenos riscos em grandes quantidades, sem risco não há recompensa.

– Esteja aberto a coisas novas: experimente coisas novas, mantenha suas opções abertas;

– Evite o que você já sabe que não funciona: Concentre-se mais em evitar coisas que não funcionam do que em tentar descobrir o que funciona;

E finalmente vem a tarefa mais difícil (pelo menos para mim)…

– Identificar o essencial em um mar de informações inúteis

Empreendedor antifrágil Acessar informações nunca foi tão fácil.

No entanto, enfrenta-se o desafio diário de saber o que é relevante em meio a uma quantidade cada vez maior de dados. Devemos tentar aprender novas habilidades e novas informações.

No entanto, o consumo de cada vez mais coisas pode nos tornar especialistas em adquirir novas fontes de informação, mas ruins em colocar em prática o que consumimos e o que realmente é . relevante.

Na prática, talvez precisemos pensar em como aplicar o princípio de Pareto, que afirma que 80% dos resultados vêm de 20% do esforço. Da mesma forma, é muito provável que 80% do seu conhecimento em uma determinada área venha de 20% dos cursos, livros e artigos que você leu.

Uma coisa é certa, você não pode simplesmente sentar e divagar esperar que as coisas melhorem, investir em estar preparado para qualquer coisa, investir em ser antifrágil.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato