Notícias Empresariais

Tweet

Um em cada quatro brasileiros desconhece que paga impostos

Um quarto da população brasileira não tem consciência de que paga impostos. É o que mostra pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ/Ipsos com 1200 pessoas em 72 municípios do país. Perguntados se pagam algum tributo, 25% dos entrevistados responderam negativamente, mesmo percentual registrado em 2014.





- A parcela significativa de brasileiros que ainda precisa ser estimulada a pensar sobre os impostos incidentes no seu dia a dia representa um misto de desafio e oportunidade. Quando as pessoas associam a motivação dos impostos com a prestação adequada de serviços públicos, elevamos o nível do debate. As dificuldades na economia hoje têm a ver com o custo elevado dos impostos e da burocracia para empresas e consumidores. Quanto mais qualificado esse debate, mais próximos estaremos de uma solução - afirma o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos.





Entre os 73% dos brasileiros que afirmaram pagar algum imposto, 69% indicaram o pagamento de tributos municipais - como IPTU e taxas municipais em geral (iluminação e lixo); 54% citaram os impostos indiretos, sobre produtos e serviços; 39% citaram os estaduais, como IPVA e 17%, os federais, como Imposto de Renda. Esses últimos registraram alta de cinco pontos percentuais em relação ao ano passado.





Quanto estimulados a avaliar a incidência de impostos no momento do consumo, 96% dos brasileiros reconhecem o pagamento sobre o gasto com energia elétrica, alta de quatro pontos percentuais em relação ao ano passado. O mesmo percentual de brasileiros (96%) identifica que paga tributos na compra de alimentos, também alta de quatro pontos sobre 2014. Os entrevistados identificam ainda incidência de impostos sobre telefonia (93%), vestuário (93%), higiene (93%), produtos de saúde (90%), serviços bancários (89%), serviços pessoais (89%) e combustível (86%), todos com alta em relação ao ano passado. Apenas habitação (86%) caiu três pontos percentuais em relação a 2014.


[ voltar a listagem de notícias ]