Notícias Empresariais

Tweet

A Contabilidade Ganha Importância Dentro das Corporações Brasileiras

A contabilidade vem cada vez mais ganhando a importância que deve dentro das empresas brasileiras, pois influencia de forma positiva ou negativa em suas atividades financeiras e operacionais.





Recentemente vimos que uma das maiores empresas brasileiras quase teve sérios problemas financeiros devido ao não cumprimento dos covenants, que neste caso tratava-se da publicação de suas demonstrações financeiras auditadas.





Covenants são itens dos contratos de empréstimos e financiamentos, que estabelecem condições que não podem ser descumpridas pelo devedor, gerando ônus se descumpridas, como por exemplo a antecipação do vencimento do total da dívida.





Os covenants foram criados para proteger o interesse do credor, reduzindo o risco de não pagamento da dívida, dessa forma possibilitando uma taxa de juros menor ao devedor.





“Normalmente os convenants estão diretamente relacionados a índices financeiros e a divulgações de informações das demonstrações financeiras, obtidos diretamente da contabilidade” explica Rodolfo Resende, sócio da RSM Brasil, mostrando a evidente importância da contabilidade e o papel do contador na execução de suas atividades, onde cada vez mais a responsabilidade do contador fica expostas a todos os usuários das demonstrações financeiras e não apenas ao atendimento de obrigações acessórias.





Assim sendo, no exercício de sua profissão, o contador deve atentar-se a eventuais covenants existentes em contratos de empréstimos e financiamentos pactuados por seus clientes, para que de forma responsável e ética, todas as transações e divulgações sejam reconhecidas na contabilidade de acordo com as práticas contábeis brasileiras.





Segundo Luiz Bento, sócio da RSM Brasil “É importante levar em consideração as necessidades e expectativas dos usuários das demonstrações financeiras, para que o contador não seja levado equivocadamente ao reconhecimento e divulgação inadequada das demonstrações financeiras”.





Se uma empresa não tem sua contabilidade de forma correta e tempestiva, ela pode deixar de atender um covenant e impactar financeiramente de forma significativa a empresa, ocasionando o vencimento antecipado de todo o seu passivo financeiro, levando a empresa a uma possível insolvência.


[ voltar a listagem de notícias ]