Notícias Empresariais

Tweet

Para ter desconto menor do benefício, peça sua aposentadoria até hoje

O trabalhador que pedir a aposentadoria por tempo de contribuição até esta sexta-feira (28) poderá ter a chance de garantir um desconto menor no benefício. Sexta é o último dia para agendar aposentadoria por tempo de contribuição e utilizar a tabela atual do fator previdenciário no cálculo.





Segundo o INSS informou na segunda-feira (24), neste sábado e domingo o agendamento de benefícios ficará fora do ar– pelo telefone 135 e pelo site da Previdência.





Por isso, quem já decidiu que quer se aposentar poderá agendar o benefício até sexta-feira e esperar a divulgação da nova tabela do fator, que deve ocorrer na segunda- feira (1º).





Se a nova tabela for mais vantajosa, o segurado poderá desistir do benefício e optar por uma nova data, a partir de 1º de dezembro. Na maioria das vezes, os descontos ficam maiores com a atualização da tabela.





Segundo o INSS, a indisponibilidade nos agendamentos neste final de semana já estava programada e faz parte do processo de modernização do sistema.





Na segunda-feira, os agendamentos voltam ao normal. Porém, os pedidos feitos a partir de segunda já deverão considerar a nova tabela do fator.





O INSS considera que o benefício começa a valer no dia em que o segurado faz o agendamento.





Fator previdenciário



O fator considera a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida do segurado na idade em que fez o pedido do benefício.





Para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição, é preciso ter, no mínimo, 35 anos de contribuição (homens) e 30 anos (mulheres).





Quanto mais idade e tempo de contribuição, menor é o desconto do fator. Os segurados que pedem o benefício na faixa dos 50 anos de idade sofrem com o desconto no benefício.





Agendamento:



Por telefone: Ligue na Central 153





Pela internet: Acesse o site da Previdência





O que informar: Número do CPF e do PIS (que costuma estar na carteira de trabalho)


[ voltar a listagem de notícias ]