Notícias Empresariais

Tweet

Conselho Regional de Contabilidade realiza “Visita Legal”, projeto inédito de prevenção de riscos

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) criou um programa de visitas aos responsáveis técnicos das organizações contábeis da região metropolitana e interior do Estado. Ao todo, 18 municípios onde estão localizadas as delegacias regionais da entidade receberão o projeto inédito da área de Fiscalização, chamado de “Visita Legal”.



A iniciativa, como o próprio nome diz, é uma visita com cunho inteiramente informativo e de desenvolvimento profissional.



De acordo com a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, a prevenção é uma ação de fiscalização. “Adotamos a fiscalização preventiva, pois acreditamos que o papel de educar é muito mais eficaz do que apenas punir."



Seguindo este conceito, o tema dos encontros é “Prevenção e Mitigação de Riscos no Exercício da Profissão Contábil”. Apoio, orientação, esclarecimentos e informação são os itens que os profissionais encontrarão ao abrir as portas de suas empresas para receber os representantes da entidade. Afinal, é isso que uma “Visita Legal” pode oferecer.



 “Nosso objetivo é criar mecanismos diferenciados de fiscalização, indo ao encontro e interagindo com os profissionais para que tomem ciência prévia dos fatos e não corram riscos”, explicou Marcia.



Os temas abordados durante a visita estão relacionados às demandas atuais do profissional da Contabilidade, especialmente as constantes alterações na legislação contábil.



Alguns deles são: Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), ITG 1000, Contrato de Prestação de Serviços e Prestações de Contas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Os procedimentos de fiscalização do CRCSP, como o correto preenchimento dos formulários, também é assunto importante da visita.



A apresentação é realizada sempre de forma coletiva com todos os empresários inscritos voluntariamente para participar e em local escolhido com o apoio do delegado do CRCSP, representante da entidade na cidade. Além da vice-presidente Marcia, participam das reuniões o conselheiro do CRCSP, José Aparecido Maion, e uma equipe de fiscais da entidade.



Todos os municípios serão visitados até o final do primeiro semestre de 2015: Bauru, Guarulhos, São José dos Campos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, Santos, Sorocaba, Osasco, Araçatuba, Araraquara, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente e Ribeirão Preto. Além das 18 regionais, empresários da capital também receberão a visita.



Como participar



O convite para participação no encontro é feita pela área de Fiscalização do CRCSP, via telefone e e-mail. Uma mensagem, com link para inscrição, é enviada a todos os profissionais registrados como Pessoa Jurídica no Conselho. A participação dos representantes dos escritórios contábeis é voluntária.


[ voltar a listagem de notícias ]