Notícias Empresariais

Tweet

Quais são as responsabilidades mais importantes do seu contador?

O contador é o profissional que ficará responsável por criar um elo de interação entre a sua empresa e as entidades governamentais, mais precisamente com a Receita Federal. Ele deve possuir um número de CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para exercer a função dentro da legalidade, mas você sabe quais sãos as responsabilidades mais importantes do seu contador para o seu negócio? Saiba que ele poderá influenciar diretamente no futuro da empresa e ser uma peça fundamental para o seu sucesso. Entenda melhor.





1. Relatórios





Cada contrato de serviço pode determinar tarefas específicas que o contador ficará responsável por atender na sua empresa, mas algumas tarefas só podem ser concretizadas oficialmente por ele. A abertura de empresas para o acesso ao CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e enquadramento no regime tributário mais adequado são funções de grande importância no âmbito corporativo e o contador deve estar envolvido nesse processo. Além disso, alguns relatórios como o balanço patrimonial anual e o DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) devem ser emitidos por ele para atestar o seu grau de veracidade nos dados apresentados.









2. Declarações





Muitas declarações também devem ser emitidas pelo contador legalmente autorizado para atestar a regularidade da sua empresa com o Fisco. A declaração anual de imposto de renda, a NovaGIA (declaração de notas fiscais de compra e venda de produtos e serviços), SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e outras declarações são emitidas somente pelo contador.





3. Emissão de guias





Você sabia que cada imposto tem uma data certa de vencimento mensal? Se você não sabe disso, o seu contador sabe e é ele que tem a responsabilidade de garantir que a emissão dessas guias seja feita antes do vencimento para você realizar os pagamentos no devido prazo. O GIFP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social), DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), guias de recolhimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e também as guias para pagamento de sindicatos são alguns exemplos de guias importantes emitidas pelo seu contador.





Como você pode contribuir para as tarefas do seu contadore?





O contador tem parte relevante na gestão da sua empresa, mas ele apenas reflete suas responsabilidades mediante as informações que ele recebe da sua empresa. Por isso, mantenha o diálogo aberto com este profissional e acerte detalhes que melhorem a organização e entrega de dados mais otimizados. Isso facilita o trabalho do contador e, consequentemente, o seu!


[ voltar a listagem de notícias ]