Notícias Empresariais

Tweet

Brasil pode perder posto de 7ª maior economia do mundo

A previsão de um crescimento baixo em 2015 pode tirar o Brasil do posto de sétima maior economia do mundo, segundo dados da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit), que foram publicados pela Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (2).



A EIU indica que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deverá chegar a US$ 2,12 trilhões, número menor do que a estimativa de US$ 2,48 trilhões previstos para a Í;ndia, que se tornaria, assim, a sétima maior economia do mundo.



Essa tendência já vem sendo mencionada pelos economistas porque, há algum tempo, o país asiático tem registrado altas taxas de expansão.



Previsão para 2015



Os números mostram que tanto a economia do Brasil quanto a da Í;ndia desaceleraram nos últimos três anos, mas os indianos ensaiaram uma recuperação em 2014 enquanto o Brasil continuou estagnado.



Segundo a consultoria, o PIB da Í;ndia deve crescer 6,5%, ante 6% em 2014. Já a expansão da economia do Brasil pode ser menor do que 1%.



Mudanças de posição no ranking das maiores economias do mundo não são incomuns. O caso da Í;ndia é interessante porque tende a ser definitivo graças à forte expansão demográfica e alta taxa de urbanização.


[ voltar a listagem de notícias ]