Notícias Empresariais

Tweet

Fenacon destaca o uso do Certificado Digital na declaração de IR

O prazo para os contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017, relativa ao ano-calendário 2016, iniciou ontem (02/03) e se encerra às 23h59 do dia 28 de abril.



Até às 17h de ontem mais de 280 mil declarações foram enviadas, segundo dados da Receita Federal.



E de acordo com a Fenacon, uma das maneiras mais práticas de entregar a declaração do IR é com a utilização do certificado digital.



Usando o certificado no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), o contribuinte pode baixar a declaração já pré-preenchida no site da Receita Federal e fazer somente os ajustes nas informações e adições de despesas e deduções.



Tal procedimento acelera o processo e reduz a chance de erros na prestação de contas.



Nas palavras do superintendente do Instituto Fenacon, Elias Nicoletti Barth “O certificado simplifica a rotina de pessoas físicas e jurídicas, em especial no caso da declaração do Imposto de Renda, em que auxilia na redução do risco de a declaração cair na malha fina. Isso atende, inclusive, a uma reclamação recorrente dos contribuintes, que precisavam aguardar meses até serem notificados sobre problemas no preenchimento dos dados”.



Com informações da Fenacon.


[ voltar a listagem de notícias ]